Senar-RN abre 160 vagas para curso de técnico em zootecnia

 

Senar-RN abre 160 vagas para o curso de técnico em zootecnia — Foto: Divulgação Fazu

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RN) abriu 160 vagas para o curso técnico de nível médio em zootecnia. As inscrições podem ser feitas até o dia 24, pela internet.

O curso é gratuito, reconhecido pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente.

Confira o edital!

Embora o curso seja a distância (60% online e 40% presencial), o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas. Os polos ofertados são: Afonso Bezerra, Jucurutu, Lajes, Mossoró, Pau dos Ferros, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.

A seleção consiste na análise do certificado de conclusão do Ensino Médio, do histórico escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário. O curso tem 1.300 horas (dois anos e meio) com aulas disponibilizadas no portal Rede e-Tec no Rio Grande do Norte e de aulas presenciais no polo de escolha do aluno e em visitas técnicas em propriedades rurais.

As vagas para o primeiro semestre de 2022 serão preenchidas pelo produtor rural ou seu familiar; ou ainda, o colaborador do produtor rural. Para concorrer a essa forma de ingresso, o candidato na condição de produtor rural precisa apresentar no ato da inscrição o certificado de conclusão do Ensino Médio/histórico escolar ou documento oficial e um documento que comprove a atividade rural do produtor. As vagas não ocupadas pelo público prioritário relacionadas acima serão preenchidas pelo público em geral, desde que seja atendido o critério estabelecido 1.4 do Edital, que é pré-condição para inscrição no processo seletivo e para matrícula no Curso Técnico de Nível Médio, que o candidato tenha concluído o ensino médio.

A lista preliminar dos candidatos selecionados para a etapa de classificação será publicada no site http://www.senar.org.br/etec/ no dia 26 de janeiro. A lista final dos aprovados sairá no dia 25 de fevereiro. Os candidatos aprovados deverão realizar suas matrículas entre 2 e 7 de março, nas secretarias dos respectivos polos de apoio presencial.

Técnico em zootecnia

O técnico em zootecnia formado pelo Senar é um profissional especializado nos processos de produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal, de acordo com as boas práticas desse setor, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.

Sua atuação no mercado de trabalho é ampla: poderá trabalhar em empresas públicas e privadas que operam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor pecuário; instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; agências de defesa sanitária; propriedades rurais, empresas de consultoria em pecuária; empresas de comércio, indústrias de insumos agropecuários; empresas de nutrição e reprodução animal; cooperativas e associações rurais.