Loja do Empreendedor abre as portas na Zona Norte de Natal

 


Com o objetivo de apoiar, orientar e capacitar os pequenos, médios e grandes investidores da Zona Norte de Natal, a Loja do Empreendedor abriu as portas na última quinta-feira (04) e está funcionando no andar superior do Partage Norte Shopping, de segunda a sexta, das 10h às 18h. No local, os usuários têm acesso a uma gama de serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura e pelo Sebrae-RN, parceiros na iniciativa. A expectativa é que o espaço possa realizar até 3.400 atendimentos em seus primeiros meses de funcionamento.

O local conta com uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Natal), disponibilizando a abertura de processos de licenciamento sanitário (alvará sanitário) e processo de análise de projeto arquitetônico, além de diversas orientações, bem como outra da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), executando o trabalho de orientação a respeito de licenciamentos e alvarás de funcionamento dos estabelecimentos. Essa atuação acontece voltada para o Microempreendedor Individual (MEI), microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte. Ainda dentro da estrutura da gestão municipal, a secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) também está incorporada à loja, fazendo o encaminhamento e a intermediação das pessoas que passam pelos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria e que desejam investir na região norte da capital potiguar.

Além disso, técnicos do Sebrae estão a postos para esclarecer questões e tirar dúvidas dos usuários sobre gestão de negócios, planejamento de vendas, controle de estoque, melhor ramo para investir, ou seja, noções de empreendedorismo em geral. Um contador do Sebrae/RN também fica no local para detalhar situações envolvendo a parte contábil dos negócios.

“É com muita satisfação que celebramos a abertura da Loja do Empreendedor. Era uma necessidade urgente da Zona Norte e a nossa gestão preencheu essa lacuna. A região concentra 90 mil empresas, das quais 22 mil são enquadradas entre micro e pequenos negócios e essa significativa parcela de investidores merece ter acesso facilitado aos serviços da Prefeitura, bem como receber orientações e se capacitar para gerir melhor seus empreendimentos”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Ele ressaltou ainda a importância que a Loja do Empreendedor terá para dinamizar a economia de Natal, projetando a abertura de novos negócios e uma nova perspectiva para a maior região da cidade, sobretudo, com o advento da revisão do Plano Diretor. “A zona norte é um mercado muito atrativo e o poder público precisa fortalecer, estimular e facilitar ao máximo a abertura de novos empreendimentos. Estamos em vias de aprovar um novo Plano Diretor para a cidade, modernizando a nossa legislação urbana, acabando com as amarras existentes e criando um ambiente favorável, seguro e atrativo para quem quer investir. Essa iniciativa vai alavancar toda a classe produtiva local. A nossa gestão vai continuar trabalhando muito, oferecendo todos os mecanismos possíveis para que a classe produtiva local possa crescer cada vez mais para gerar emprego, renda e divisas”, disse.