Natal inicia aplicação de terceira dose para pessoas a partir de 65 anos nesta quarta-feira (6)

 


A prefeitura de Natal anunciou que começa a aplicar a terceira dose (ou dose de reforço) em idosos a partir de 65 anos, nesta quarta-feira (6). Para receber a nova dose, é preciso ter recebido a segunda aplicação há pelo menos seis meses. Na quinta-feira (07), pessoas com 60 anos e mais também poderão ser imunizados com a dose de reforço.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) também vai ampliar o prazo da D2 de Oxford, nesta quarta (06) para aqueles que tomaram a primeira dose até 22 de julho. A SMS/Natal informa que no site vacina.natal.rn.gov.br é possível ver todos os públicos em vacinação, documentação, dúvidas frequentes e demais informações sobre e vacinação na capital.

Outra novidade é que a SMS/Natal vai iniciar a aplicação da D3 para os imunossuprimidos, de acordo com os critérios do Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde, a partir desta quarta (06). Os indivíduos desse grupo devem apresentar laudo médico que comprove estar dentro dos critérios listados abaixo. O intervalo mínimo para a terceira dose de reforço deverá ser de 28 dias após a segunda dose do esquema vacinal completo.

As pessoas que receberão a dose adicional são:

Imunodeficiência primária grave

Quimioterapia para câncer

Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

Pessoas vivendo com HIV/Aids

Uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias

Uso de drogas modificadoras da resposta imune (ver abaixo)

Pacientes com hemodiálise

Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatorias, doenças intestinais inflamatórias)

Drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras:


Metotrexato

Leflunomida

Micofenolato de mofetila

Azatipirina

Ciclofosfamida

Ciclosporina

Tacrolimus

6-mercaptopurina

Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)

Inibidores de JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadactinibe)

SEGUNDA DOSE


CORONAVAC

As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.


OXFORD

UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 22 de julho.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER

A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta ou ginásio do Sesi para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.