ONG ReforAmar expande atuação no RN e entrega a reforma de mais três casas nesta semana


Há três anos, em Natal, ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade social a realizar o sonho da moradia digna, a ReforAmar - ONG que realiza reformas de imóveis de pessoas e instituições carentes - se prepara agora para atuar em todo o estado do Rio Grande do Norte. A meta é realizar reformas em outros municípios potiguares, atendendo, assim, famílias e instituições sociais localizadas no interior do estado, que necessitam, mas não tem condições de arcar com os custos de uma reforma.

“Já há algum tempo, muitas pessoas do interior do estado têm entrado em contato conosco, solicitando que fizéssemos reformas de imóveis em seus municípios. Com o crescimento da ReforAmar, nos últimos anos, tanto no número de voluntários, como de parceiros, vimos que, com empenho e planejamento, já é possível atuarmos também em outras cidades do RN”, afirma Fernanda Silmara, idealizadora e Presidente da ReforAmar.

Nesta semana  serão entregues, em Natal, mais três casas reformadas: A ação, carinhosamente chamada de “Casa da Superação” teve início no dia 10 de julho com a reforma da casa da senhora Raimunda Pires, de 66 anos, moradora do Bairro Dix-Sept Rosado. A contemplada já superou duas vezes o câncer, mas ainda enfrenta as sequelas deixadas pela doença, como a necessidade de uso de bolsa de colostomia. Além disso, enfrenta outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e doença renal crônica. Dona Raimunda sofria muito com a precariedade de sua residência, que apresentava problemas sérios na estrutura, muitas goteiras, problemas de acessibilidade e até risco de desabamento.  A obra realizada pela ReforAmar inclui desde reforma na parte estrutural, passando pela hidráulica e elétrica, que estavam bastante comprometidas, até a nivelação de todo piso e substituição total do telhado.

Durante a obra na residência de Dona Raimunda, a equipe da ReforAmar percebeu, ainda, a necessidade de reforma também nas casas de Joana D’arc Pires e Maria Renata Pires, filhas e vizinhas de Dona Raimunda, e decidiu realizar, com a ajuda dos doadores e patrocinadores, a transformação também dessas duas casas. Assim, a reforma se multiplicou e se transformou em três ações. As obras nas três residências estão em fase de conclusão. A equipe de voluntários está trabalhando nos últimos detalhes para que a tripla entrega seja realizada no próximo dia 11.

A transformação das três casas só foi possível devido ao trabalho voluntário de mais de 100 profissionais de diferentes áreas e ao apoio de empresas, como Lampadinha, WS Mármores, Decorart, Milano Natal, Grupo Duarte, Atlantis Construções, Ligue Entulhos, Super Cola e Sherwin Willians; e ainda de pessoas físicas que doaram materiais de construção, móveis, eletrodomésticos e itens de decoração utilizados na reforma.

As indicações para reformas de lares de famílias carentes podem ser feitas por qualquer pessoa diretamente no site da ReforAmar. O processo é bem simples e fica aberto durante todo o ano. Os interessados podem acessar e preencher o formulário de inscrição disponível em www.reforamar.org.br ; é muito importante que as informações de contato sejam preenchidas corretamente, além do envio de fotos para que a equipe da ReforAmar possa analisar a real necessidade de reforma e as especificidades do imóvel.

Para continuar atuando e expandido suas ações, a ReforAmar precisa cada vez mais de colaborações. São várias as formas de ajudar: ser voluntário, divulgar as ações, contribuir financeiramente, doar materiais de construção, móveis, eletrodomésticos e itens de decoração. Para saber como fazer isso, basta acessar a página da ONG no Instagram e clicar no link disponibilizado no perfil @reforamar_

Sobre a ReforAmar

A ReforAmar é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2018, que já realizou 19 ações e beneficiou aproximadamente 4 mil pessoas que não possuíam condições de arcar com os custos de uma reforma, trazendo segurança e conforto para as famílias. A ONG conta com o trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas, que contribuem para a realização de cada ação, com o propósito de ajudar pessoas vulneráveis socialmente a realizarem o sonho de ter uma moradia digna.