WhatsApp agora permite envio de imagens de visualização única

 

FOTO: REPRODUÇÃO

Depois de algum tempo disponível para apenas alguns usuários, o WhatsApp finalmente disponibilizou o recurso que permite o envio de imagens de visualização única entre usuários da plataforma. Curiosamente, o recurso chega no mesmo dia em que o Twitter desativou um recurso parecido, o Twitter Fleets, por conta do baixo índice de utilização.

O novo recurso permite o envio de fotos e vídeos que podem ser visualizadas apenas uma vez, depois da primeira visualização, ela some, o que pode ser positivo não só do ponto de vista da privacidade, mas também do aproveitamento do armazenamento dos smartphones, principalmente para os donos de aparelhos mais simples, já que os arquivos não são armazenados localmente.

As imagens de visualização única são bastante úteis para o envio de conteúdo sensível, como senhas, dados bancários e fotos íntimas, que são conteúdos que, em geral, as pessoas não desejam que vazem. A novidade já estava disponível em testes Beta, e agora começa a ser disponibilizada para todos os usuários do WhatsApp de maneira gradativa.

Tem suas brechas…

Tal qual todas as mensagens trocadas por meio do WhatsApp, as imagens de visualização única são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Segundo a empresa, nem mesmo seus funcionários podem visualizá-las. Para facilitar a distinção do que são as imagens de visualização única e das imagens “normais”, os novos arquivos serão sinalizados com um ícone de com o número 1.

Depois que a imagem for vista, a frase “Mensagem aberta” vai substituir as palavras “Foto” ou “Vídeo”. O objetivo é fazer com que as duas partes saibam que a mensagem já foi vista. Porém, diferente do Snapchat, o WhatsApp não envia nenhuma notificação para avisar se foi feita uma captura de tela, o que pode tornar o recurso um pouco menos seguro.

Olhar Digital