"Estamos fazendo mais com menos", diz Rogério Marinho sobre restrição orçamentária

 


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, na última sexta-feira (6), 576 moradias a famílias de baixa renda de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ao todo, cerca de 2,3 mil pessoas foram beneficiadas com a casa própria.

Para o ministro Rogério Marinho, a entrega das moradias reforça o compromisso do Governo Federal em oferecer dignidade aos brasileiros. "Esta é uma obra que se iniciou em 2018, a exemplo de centenas de outras obras espalhadas pelo Brasil na área habitacional. E todas elas têm sido priorizadas, porque nós sabemos que há um déficit habitacional que precisa ser combatido. Estamos usando a criatividade nesses tempos de restrição orçamentária para fazermos mais com menos", afirmou.

Marinho destacou, também, a qualidade do residencial entregue na cidade paranaense. "Este aqui é um exemplo de um residencial bem-acabado. A forma como a moradia se apresenta demonstra respeito com a população de baixa renda", apontou. "Nós esperamos que as famílias que vêm morar aqui possam resgatar sua cidadania e ter sua dignidade preservada, onde vão criar bem suas famílias", completou.

Juntos, os residenciais Boicy I e II receberam mais de R$ 46 milhões em investimentos federais e contrapartidas. Os empreendimentos têm 36 blocos, com 16 apartamentos cada, e contam com infraestrutura completa de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. Além disso, há circulação de transporte público, creche, escolas e Unidade Básica de Saúde na região.

O secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos, destacou que um dos diferenciais do empreendimento é exatamente a qualidade da infraestrutura ofertada à população. "O MDR tem atuado para garantir que os serviços públicos estejam à disposição dos beneficiários e sempre nas proximidades", reforçou.

Durante a entrega, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, afirmou que o Casa Verde e Amarela é um programa do Governo Federal que veio para mudar a vida dos brasileiros. "Esta é uma grande conquista para essas famílias que sempre viveram com dificuldades, em áreas irregulares e insalubres. Mas agora passam a ter um lar bem estruturado, com condições sanitárias adequadas e, principalmente, com dignidade", comentou.

A diarista Luciana Xavier foi uma das beneficiadas com o imóvel. Mãe de dois filhos, ela esperava há dois anos pela realização deste sonho e comemorou a conquista da família. "É muita alegria, muita satisfação, porque pagar aluguel não é fácil. Ainda mais no tempo que nós estamos vivendo, com pandemia, está muito difícil o serviço. É uma alegria muito grande no coração", disse.

A dona de casa Leoni Lima (foto à esquerda, com o ministro Rogério Marinho) também recebeu as chaves do novo imóvel. "Esse era um sonho da minha família. Vamos continuar juntos, eu, meus filhos e meu neto, neste lindo apartamento. Não sei nem explicar o que estou sentindo neste momento", comemorou.

Entregas no semestre

No primeiro semestre de 2021, o MDR entregou 191.750 moradias pelo Programa Casa Verde e Amarela. Mais de 700 mil pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado.

Fonte: Portal Grande Ponto