Setor cultural ensaia retomada de atividades

 


De meados de março do ano passado para cá, o setor cultural e de entretenimento precisou abafar o talento. Figurinos guardados, guitarra e violão com cordas silenciadas, palcos e coxias vazios, mamulengos se esconderam por trás do pano… Grandes espetáculos populares a céu aberto, como o Chuva de Bala no País de Mossoró, Um Presente de Natal e a Cantata dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, e festivais musicais adiados. O som baixou, as luzes se apagaram. A pandemia, que assolou o mundo, devastou também os planos de artistas e do meio cultural do Rio Grande do Norte. Mas, agora, o setor quer voltar com mais força neste segundo semestre para mostrar todo o potencial das expressões artísticas locais e busca reverter quase 16 meses de interrupção e muitas perdas.

A volta aos trabalhos com presença de 75% do público foi liberada pela Prefeitura do Natal desde a última quarta-feira (28) através de um decreto municipal, mas o fim das restrições acontece apenas na segunda quinzena do mês de agosto, caso o índice de ocupação de leitos destinados à Covid-19 continue decrescendo, como afirmou o prefeito da capital, Álvaro Dias.

Para colaborar com a retomada do setor cultural potiguar, o Governo do Estado e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Natal se uniram para estimular empresários do varejo a apoiar a cultura por meio da Lei Câmara Cascudo (LCC), o Programa Estadual de Incentivo à Cultura. Denominada RN + Cultura, a campanha recebeu a adesão de músicos, cantores, artistas e agentes e produtores culturais para mobilizar o estado em prol da cultura.

A principal proposta da ação é estimular a inciativa privada a aproveitar a dedução fiscal para direcionar esses recursos, que seriam pagos em ICMS, ao patrocínio de iniciativas culturais como prevê a Lei Câmara Cascudo, além de chamar a atenção para a importância desse segmento, um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19.

“Temos o compromisso de chegar a esse volume de renúncia para conseguirmos apoiar o maior número possível de projetos culturais em todas as modalidades. O setor precisa desse suporte, não somente pelo que passou nos últimos meses, mas sobretudo pela importância do fazer artístico. A cultura é fundamental para a construção de uma sociedade crítica. E as empresas podem ser determinantes nesse processo, para que nenhuma produção deixe de ser executada por falta de apoio. Esse é o nosso pensamento”, defende o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

Também para fortalecer ainda mais a retomada cultura potiguar, estão programadas para este segundo semestre as reaberturas de importantes equipamentos culturais, que estavam fechados devido a obras de reestruturação. O Governo do Estado já entregou a reforma da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Edtam), e anunciou a conclusão em breve das obras da Biblioteca Pública Câmara Cascudo, do Teatro Alberto Maranhão e do Complexo Cultural da Rampa, com o Memorial do Aviador e do Museu da Rampa, cuja obra já foi concluída e está em vias de ser entregue à gestão da Secretaria de Turismo do RN (Setur).