Projeto "Cinema em Debate" leva o filme "A Tradicional Família Brasileira - KATU" para o ambiente escolar

 


O Projeto “Cinema em Debate” irá proporcionar a fruição e o debate do filme “A Tradicional Família Brasileira – KATU” dentro do ambiente escolar, despertando o interesse pela arte cinematográfica produzida no nosso estado. Através do projeto os alunos terão a oportunidade de acompanhar a exibição do filme, além de um bate-papo gravado com os realizadores e o protagonista da obra, dialogando sobre o filme e a produção audiovisual.

O filme “A Tradicional Família Brasileira – KATU”,  com roteiro e direção de Rodrigo Sena, foi finalizado em janeiro de 2019, e parte de um ensaio fotográfico produzido no ano de 2007 em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, retratando doze adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, RN. Doze anos depois o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, hoje já adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo. O projeto “Cinema em Debate” visa levar essa obra cinematográfica para as escolas provocando uma reflexão sobre a existência e a sobrevivência dos povos indígenas no Rio Grande do Norte. 

Rodrigo Sena fala sobre a importância de levar o debate sobre o universo audiovisual e o povo indígena para o ambiente escolar: “No processo de desenvolvimento do filme "A Tradicional Família Brasileira" , percebemos uma oportunidade de entendimento dos indígenas diferente do ponto de vista atual da sociedade mas contado pelos próprios Potiguaras do RN. Constatamos também neste processo o quanto somos impregnados de forma inconsciente pela percepção ancestral distorcida da identidade indígena. Arlindo Bezerra, nosso produtor, que sempre traz ações que ligam a cultura a questões sociais, sugeriu a ideia de circulação nas escolas através do filme.  O projeto " Cinema em Debate" traz para a sala de aula a possibilidade do debate através do cinema, numa tentativa de dar voz à resistência de um povo oprimido que sofreu diversas violências e ainda hoje continua resistindo, seja pela ameaça constante do agronegócio como também pelas ações de evangelização na aldeia. Acompanhando o avanço do Audiovisual Potiguar o projeto começa com a exibição do filme "A Tradicional Família Brasileira - Katu" mas continuará com outros títulos de filmes que trazem possibilidades de valorização e reflexão por meio dos seus diversos conteúdos.”

O cacique Luiz Katu, da comunidade indígena de Katu dos Eleotérios, também relatou a importância para o povo indígena de ter a sua voz ampliada pelo filme e pelo projeto: “Participar das gravações da Tradicional Família Brasileira – Katu e do Cinema Debate- Katu, para nós indígenas do estado do Rio Grande do Norte tem sido, em especial para nós indígenas da aldeia Katu,  um motivo de luta reforçado. A gente tem aí uma construção na luta da quebra da invisibilidade, a gente consegue chegar em vários espaços, vários lares, chegar em locais de pessoas que nem imaginariam a nossa existência, a nossa resistência, resistir para existir. Então a gente tem ficado muito feliz com os resultados e é importante que as pessoas conheçam um pouco dessa realidade da resistência dos povos indígenas da aldeia Katu e do estado do Rio Grande do Norte.  Nós estamos engajados nessa luta para quebrar a invisibilidade, quebrar os estereótipos, os preconceitos, a forma como as pessoas veem os indígenas, como se eles estivessem estagnados em 1500. E A Tradicional Família Brasileira -Katu mostra uma realidade de um povo que luta para viver, que tem seus afazeres no seu dia a dia, mas que o seu sangue, a sua cultura, as suas memórias permanecem, e isso é realidade no filme. E o projeto Cinema Debate -Katu traz à tona esse questionamento, essa reflexão, essa provocação para todos aqueles que possam interagir por meio dessa ação que é de suma importância. Refletir, fazer uma releitura do que está posto e questionar a historiografia oficial, esse é o grande propósito. Espero que o projeto alcance o seu público-alvo que são os professores, alunos e o também o público em geral.”

O projeto “Cinema em Debate” tem realização da Bobox Produções, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Colégio CEI, através da Lei Djalma Maranhão.

 

SOBRE O FILME “A TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA – KATU”

O povoado do Eleotério do Katu, localizado entre os municípios de Canguaretama e Goianinha (RN) - que possui a única escola indígena do RN, foi objeto de uma reportagem do Dia do Índio feita pelo jornal Tribuna do Norte em 2007. Foi nessa ocasião que começou a saga audiovisual que deu origem “A TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA – KATU”. O filme narra um recorte do desdobramento da vida desses jovens que foram entrevistados na época, para através deles, abordar histórias coletivas abrangentes, que transpassam suas trajetórias individuais na comunidade indígena, ressaltando a questão da herança cultural e étnica desses povos.

A intenção da obra é valorizar as narrativas orais e as memórias dos excluídos, trazendo maior luz à reconstrução da história marginal dessas comunidades. Dessa forma pretende-se compreender como tem sido a reconstrução social e sobrevivência dos povos indígenas em nosso estado.

Por muito tempo a sobrevivência de comunidades indígenas em terras potiguares não foi devidamente registrada. Segundo parte da historiografia documental e dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), estados como o Rio Grande do Norte não apresentariam comunidades indígenas nos dias atuais, pois elas teriam sido dizimadas em epidemias e guerras de extermínio ainda no período colonial. Além disso, historiadores apontavam o "desaparecimento étnico" dessas populações em virtude da mestiçagem dos índios com outros grupos locais, que teriam sido reconfigurados como “caboclos” e “pardos”.

Essa ideia prevaleceu em quase todo o século XX e somente na década de 1990, a presença indígena voltou a ser consignada no Rio Grande do Norte, fruto de um reavivamento político em torno do reconhecimento de sua identidade e da posse de suas terras. Esse movimento ganhou força, especialmente a partir de 2005, quando pesquisadores integrados a instituições públicas, museus e universidades passaram a visitar e entrevistar comunidades residentes no interior do estado, as quais se engajaram em movimentos de autoafirmação dos povos indígenas. A circulação do filme por escolas públicas cumprirá uma lacuna importante nessa visibilidade das questões indígenas.

 

FICHA TÉCNICA “CINEMA EM DEBATE – KATU” 

Coordenação de Produção e Produção Executiva – Arlindo Bezerra e Renata Kaiser

Diretor do Filme – Rodrigo Sena

Captação de imagens e áudios – Rogério Ferraz e Rafael Telles

Mediador/Apresentador – Arlindo Bezerra

Convidado Bate-Papo – Cacique Luiz Katu

Designer Gráfico – FilipeAnjo

Assistência de Produção – Talita Yohana e Juca Santos

Produção de Site – Referência Comunicação

Assessoria de Imprensa – Sollar Comunicação

Fotos – Brunno Martins

 

SERVIÇO

Projeto Cinema em Debate - A Tradicional Família Brasileira – Katu

Exibição: https://bobox.com.br/projects/cinema-em-debate/