Com melhora da pandemia, Prefeitura do Natal fecha Hospital Natal Sul

 


A Prefeitura do Natal anunciou nesta sexta-feira (9) o encerramento das atividades do Hospital Natal Sul, montado provisoriamente em um prédio às margens da BR-101 em Lagoa Nova para atender pacientes com quadros moderados de Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que justificou a medida com a melhora no quadro da pandemia.

O Hospital Natal Sul, que começou a funcionar no fim de março, tem capacidade para receber até 50 pacientes, mas só tem atualmente 5 internados – que serão transferidos para o Hospital dos Pescadores, nas Rocas. “A transferência completa se dará nos próximos dias, de maneira organizada e observando a segurança dos pacientes e a manutenção do serviço”, afirmou a SMS.

“O primeiro andar do Hospital dos Pescadores tem o mesmo perfil de internamento do Natal Sul, recebe pacientes classificados para leitos clínicos de média complexidade, com tempo médio de internamento de cinco dias. Nos últimos dias, não há registro de nenhuma internação de pacientes em leitos Covid, ou seja, os 30 leitos estão ociosos. Por isso, faremos essa integração”, esclarece George Antunes, secretário de Saúde de Natal.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em três meses de funcionamento, o Hospital Natal Sul não registrou nenhum óbito e realizou 230 altas. O número se aproxima da média do Estado – 95% dos pacientes internados em leitos de enfermaria têm alta no Rio Grande do Norte, independentemente da utilização de medicamentos do tratamento precoce ou não.

“Apesar da diminuição da solicitação de internação, lembro à população que a pandemia não acabou. A Covid mata, é necessário que as pessoas continuem usando máscaras, higienizando as mãos, evitando aglomeração e indo se vacinar, com as duas doses”, alerta o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.