Centro de Enfrentamento à Covid-19 de Natal contabiliza 376 atendimentos no fim de semana

 


O Centro de Enfrentamento à Covid-19 instalado no Cemure, no bairro da Nazaré, zona oeste de Natal, contabilizou 376 atendimentos durante o fim de semana, sendo 186 no sábado e 190 no domingo. Ontem (7) o prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou uma unidade para acompanhar os trabalhos. Com o aumento da demanda, o gestor municipal determinou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promovesse a abertura do Centro nos finais de semana. 

"Com o recrudescimento da pandemia na capital potiguar, resolvemos abrir o Centro de Enfrentamento no Cemure nos finais de semana. Aqui os pacientes são acolhidos, passam pela triagem, consulta médica, caso seja necessário são testados e forneça os medicamentos para iniciar o tratamento precoce contra a Covid. A gestão municipal tem feito sua parte, com diversas iniciativas para proteger, cuidar e salvar a vida do cidadão natalense ", destacou o prefeito. 

O chefe do executivo municipal lembrou ainda algumas outras ações implantadas em Natal para conter a pandemia da covid-19, como o aumento da capacidade de leitos necessários do Hospital de Campanha, que chegou a 40 UTI's; a mudança no Hospital dos Pescadores, que passou a ser uma unidade exclusiva para tratamento da Covid-19; uma ampliação do horário de funcionamento de 10 Unidades básicas de saúde abastecidas com medicamento; o avaanço da vacina da população, atingindo os idosos na faixa etária de 80 anos; como fiscalizações para combater o descumprimento dos decretos municipais; as campanhas de conscientização nas meios de comunicação e mídias sociais a respeito das medidas de prevenção e, nas próximas semanas, a abertura do Hospital Dia, no Palácio dos Esportes.

"Essa é mais uma iniciativa que vamos executar de forma pioneira. O local vai funcionar com até 50 caixas com poltronas e suporte de soro para fornecer atendimento médico rápido e ágil, oferecendo aos pacientes todos remédios recomendados nas fases iniciais da doença. Além disso, será disponibilizada uma sala de urgência e estabilização para dar suporte aos casos mais graves. Queremos fazer essa abordagem de forma mais eficiente, para evitar internações e a sobrecarga do nosso sistema de saúde ", ressaltou Álvaro. 

O prefeito aproveitou para ressaltar a importância da população seguir seguindo as recomendações preconizado pelas autoridades de saúde: "É preciso que a gente colabore. Vamos prosseguir usando máscara, álcool em gel, evitando aglomerações e saindo só em situações de necessidade. A união da necessidade. sociedade é um fator preponderante para vencermos esse momento difícil ", afirmou Álvaro Dias.