Vereadores eleitos para o quadriênio 2021/2024 tomam posse na Câmara Municipal

 


Nesta sexta-feira (1), tomaram posse em Sessão Especial no plenário Érico Hackradt, na sede da Câmara Municipal de Natal, os 29 vereadores eleitos nas eleições de outubro de 2020. Os parlamentares irão compor o quadriênio 2021/2024. Também tomou posse no legislativo, o prefeito da cidade Álvaro Costa Dias e a vice-prefeita Aíla Cortez.  

Durante a solenidade também ocorreu a eleição para a Mesa Diretora da casa. Apenas uma chapa lançou candidatura, a comandada pelo vereador Paulinho Freire (PDT), que foi escolhida com 27 votos. Foram eleitos os seguintes nomes para o comando do parlamento: Paulinho Freire - presidente; Klaus Araújo (SD)  - 1º vice-presidente; Luciano Nascimento (PTB) – 2º vice-presidente; Julia Arruda (PCdoB) – 3º vice-presidente; Felipe Alves (PDT) – 1º secretário; Aroldo Alves (PSDB) - 2º secretário; Preto Aquino (PSD) – 3º secretário; e Nivaldo Bacurau (PSB) – 4º secretário. Apenas a vereadora Ana Paula (PL) votou contrário e o vereador Robério Paulino (PSOL) se absteve. 

Em seu discurso, Paulinho Freire destacou a importância do diálogo e o respeitos aos processos democráticos. "Aqui é a Casa do Povo, um espaço da democracia, que interage, dinamicamente, com os mais diferentes segmentos, em discussões reais e construtivas. Tradição que nem o novo coronavírus conseguiu interromper, haja vista que o plenário ficou vazio por segurança, todavia, o trabalho nunca parou. Temos o propósito de avançar na interação com a sociedade. Comprovadamente, toda instituição pública ou privada, passando pelas entidades empresariais, sindicais ou movimentos sociais, que interagiram diretamente com esta Casa, ampliaram notavelmente, de forma sempre positiva, seu conceito sobre o parlamento natalense", ressaltou. 

A vereadora Júlia Arruda, 3ª vice-presidente, que irá representar a bancada feminina na presidência, em sua fala ressaltou a criação de uma carta de intenções. "Eu fui indicada pelas vereadoras Divaneide Basílio e Brisa pra ser o nome para representar as mulheres na mesa diretora. Vamos entregar ao presidente uma carta de intenção com vários pontos, como por exemplo, a adaptação da câmara para torna-la mais acessível, mais aberta à população", disse Júlia. Já o estreante, Nivaldo Bacurau (PTB), escolhido 4° secretário, falou da responsabilidade. "Agradecer a todos que votaram o nosso nome e podem ter certeza, que a gente vai fazer da melhor maneira possível, com responsabilidade, ética e com lisura o que nos foi atribuído", enfatizou. 
 

Posse do prefeito
Logo após a posse dos vereadores, foi empossado oficialmente, o prefeito da cidade, médico Álvaro Costa Dias. Acompanhado de familiares e na presença dos parlamentares, o prefeito destacou as metas da sua gestão e ainda ressaltou o papel da Casa, que devolveu recursos ao poder Executivo. 

"A Câmara Municipal devolveu recursos à prefeitura municipal, economizando de baixo de um regime de austeridade implantado pelo presidente da casa, vereador Paulinho Freire, e nós queremos não apenas parabenizar o presidente, mas também todos os vereadores dessa atual legislatura e da passada, que contribuíram para que o município pudesse ter disponível esses recursos para serem utilizados em obras estruturantes para a cidade", destacou. 
 

Nova legislatura
A nova legislatura será composta pelos seguintes vereadores: Aldo Clemente (PDT), Ana Paula (PL), Anderson Lopes (SD), Antônio Peixoto (PTB), Aroldo Alves (PSDB), Bispo Francisco de Assis (Republicanos), Brisa (PT), Camila Araújo (PSD), Chagas Catarino (PSDB), Divaneide Basílio (PT), Eribaldo Medeiros (PSB),  Eriko Jácome (MDB), Felipe Alves (PDT), Herberth Sena (PL), Hermes Câmara (PTB), Júlia Arruda (PCdoB), Klaus Araújo (SD), Kleber Fernandes (PSDB), Luciano Nascimento (PTB), Margarete Régia (PROS), Nina Souza (PDT), Nivaldo Bacurau (PSB), Paulinho Freire (PDT), Preto Aquino (PSD), Raniere Barbosa (Avante) e Robério Paulino (PSOL), Robson Carvalho (PDT)e Tércio Tinôco (PP).