A campanha eleitoral de 2020 está chegando ao fim. Nesta quinta-feira (12) vai ao ar nas emissoras de rádio e TV os últimos programas gratuitos para candidatos a prefeito e vereador. Mas, ainda é possível fazer campanha nestes dias que antecedem a eleição, marcada para domingo (15). Porém, esta não deve ser a única preocupação de quem está participando do jogo político. Segundo o advogado Nilo Cézar Cerqueira, é fundamental se dedicar também a prestação de contas, seja para vencedores ou derrotados nas urnas.

Segundo Nilo, é possível fazer propaganda eleitoral até o sábado (14), véspera das eleições, seja na rua ou nas redes sociais, por exemplo. Ou seja, pedir voto ou apoio, pessoalmente ou por qualquer meio, realizar, postar ou enviar propaganda eleitoral, circular com veículo sonorizado divulgando o jingle, está liberado. A Justiça também permite fazer psotagens no facebook, youtube ou qualquer rede social ou site, assim como o envio de mensagens pelo whatsapp. A realização de caminhadas, carreatas e passeatas são permitidas até o sábado, às 22 horas.

Ainda de acordo com o advogado Nilo Cézar, no dia da eleição só é permitido ao eleitor fazer sua manifestação individual e silenciosa pelos candidatos de sua preferência, sendo possível o uso de bandeiras, broches e adesivos. Também está proibida, a partir desta quinta-feira (12), a realização de comícios ou discursos em palanques. 

Já em relação a prestação de contas, Nilo esclarece que esta é "imprescindível para o candidato eleito ou não, uma vez que  eleito, a ausência dela é capaz de cassar o mandato se não prestadas, ou tornar inelegível o candidato para próximas eleições caso não seja eleito. O interessante é que sejam prestadas, mesmo sendo julgadas procedentes ou improcedentes". A documentação precisa ser enviada ao Tribunal Regional Eleitoral após o pleito.