Estão em vigor novas regras para rotulagem de cosméticos infantis
Já estão em vigor as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a rotulagem de cosméticos infantis. A Anvisa deu seis meses para a indústria se adaptar. As embalagens dos produtos de higiene infantis devem mostrar, de forma mais clara possível aos pais, a idade indicada, por exemplo, e as precauções.
Um exemplo das novas regras é a necessidade do rótulo de condicionador sem enxágüe constar a seguinte informação: “Não usar em crianças menores de 3 anos; a partir de 3 anos, deve ser aplicado exclusivamente por adulto; para maiores de 5 anos: usar sob a supervisão de adulto. Não usar se o couro cabeludo estiver ferido ou irritado; em caso de irritação, suspender o uso e procurar um médico; evitar contato com os olhos; caso o produto entre em contato com os olhos, lavar com água corrente em abundância e procurar um médico”.
Faixa etária indicada
Os rótulos dos produtos deverão conter, também, a faixa etária para o público infantil, que vai de 0 a 12 anos incompletos. As novas regras da Anvisa também determinam a faixa de idade indicada para alguns produtos, como o esmalte para unhas, por exemplo, que só pode ser utilizado por crianças a partir de 5 anos. Os sabonetes podem ser indicados para qualquer idade.
Os desodorantes poderão ser usados a partir dos 8 anos e desde que não possuam substâncias antiperspirantes. Meninas de 3 anos já poderão usar sombra, brilho labial e batom, desde que com a ajuda de um adulto. Depois dos 5 anos, ela mesma já poderá usar os produtos sozinha. Nenhum cosmético infantil pode ser apresentado em forma de aerossol.
Produtos de higiene infantis
São considerados produtos de higiene condicionadores, pasta de dente, desodorantes, enxaguatório bucal, óleo capilar ou corporal, talco, sabonete e xampu.
Como cosméticos, a Anvisa cita batom e brilho labial, blush, esmaltes, fixador de cabelo, hidratante, maquiagens, produtos para prevenção de assaduras e para inibir o hábito de roer as unhas, protetor labial, protetor solar, repelente e perfume.
Cartilha sobre os cosméticos infantis
A Anvisa disponibiliza online uma cartilha sobre cosméticos infantis (acesse aqui), com orientações de especificações que os produtos devem conter. É um bom guia aos pais.
wp.clicrbs.com.br