Caminhada e aferição de pressão marcam abertura de campanha de combate à hipertensão
click no cartaz para ampliar
A abertura da campanha antecede o dia 26 de abril, dia Nacional de combate a hipertensão, instituindo com a finalidade de alertar à sociedade para o cuidado com a pressão alta que atinge mais de 30% dos brasileiros.
A doença, que chega a atingir a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.
Dando continuidade as atividades programadas durante a semana, no dia 26 às 14 horas, no auditório do HPPSL haverá a exibição de filme sobre a pressão arterial. No dia 27 haverá palestra às 14h, no auditório da instituição, ministrada pelo sr. Pedro Marcelino, deficiente visual diabético e hipertenso. Encerrando a programação será promovido uma manhã de saúde no dia 28, com realizações de avaliações nutricionais coordenado pela nutricionista Denize Dantas.