Prefeitura define ações para Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura do Natal montou uma agenda de eventos para a semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. Através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), serão realizados uma caminhada, um fórum, audiência pública e diversas mobilizações por toda a cidade.

De 15 a 18 de maio vão ocorrer panfletagens, adesivagem de veículos, além de mobilizações em shoppings e aeroportos. E de 17 a 21 será desenvolvida a Semana de Mobilização à Temática, nas escolas públicas e unidades de saúde de toda Natal.
Em 17 de maio vai ser aberto o Fórum de Organização para a constituição do “Programa Rede de Parceiros no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. No dia 18, data oficial, está marcada uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal.
O dia 18 será marcado também por uma caminhada na orla de Ponta Negra. Às 10h terão início as atividades na beira-mar da praia. Já às 13h uma concentração ocorre na Praça Cívica, com uma carreata saindo às 14h, seguindo pela Prudente de Morais, Machadão, Engenheiro Roberto Freire, até o Ponto 7, em Ponta Negra, de onde os participantes partem em direção à orla às 16h.
Outro grupo, com estudantes de escolas de Natal, se reunirá no final da ladeira da avenida Erivan França, seguindo junto com a carreata até o palco principal, onde apresentações artística prosseguem até as 18h.

Direitos Humanos
O programa que pretende formar a rede de parceiros no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente foi elaborado pelo Departamento de Direitos Humanos e Educação para a Cidadania da Semdes.
A diretora do departamento e assistente social, Patrícia Marinho, explicou o projeto. “Estamos nos preparando para informar e conscientizar a sociedade de que esse é um problema de todos. Precisamos nos engajar no enfrentamento e estimular as denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes”, disse.
Além das secretarias municipais, são parceiros do programa a Casa Renascer, Sesi, Sesc, Fiern, Setur, Conselhos Tutelares, Ministério Público, 1ª Vara da Infância e da Juventude, Coordenação Estadual de Diretos Humanos, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Infraero, Meios, SOS Ponta Negra, Filhos de Ponta, Câmara Municipal do Natal, Natal Shopping e Praia Shopping.

Denúncia
Denúncias de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas através do disque-denúncia: 100. A ligação é gratuita