Bancários do RN iniciam greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (8)


Os bancários do Rio Grande do Norte iniciam nesta terça-feira (8) uma greve por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada pela categoria após a rejeição da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante as negociações salariais.

A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte. Na última sexta-feira (4), uma assembleia realizada na sede da entidade discutiu os últimos preparativos para o movimento e a organização dos trabalhadores durante a greve.

Segundo o sindicato, a proposta apresentada pela Fenaban prevê reajuste de 0,6% e teria validade de dois anos. A categoria considerou o índice insuficiente e decidiu manter a paralisação até que haja avanço nas negociações.

Além da questão salarial, os bancários apresentam reivindicações relacionadas às condições de trabalho. Entre as pautas estão o combate ao assédio moral, o fim de metas consideradas abusivas e críticas ao fechamento de agências bancárias.

Saúde dos trabalhadores também está entre as reivindicações

O sindicato afirma que as condições de trabalho no setor têm provocado impactos na saúde dos funcionários e cita relatos de adoecimento relacionados à pressão por resultados e ao ambiente profissional.

A categoria também utiliza os resultados financeiros dos bancos como argumento para cobrar uma proposta mais favorável. Em manifestações divulgadas nas redes sociais, os bancários citaram um lucro de R$ 255 bilhões registrado pelo setor em 2025.

Com o início da greve nesta terça-feira, a paralisação não tem prazo definido para terminar. Segundo o sindicato, o movimento será mantido enquanto não houver uma nova proposta que represente avanço nas negociações com a Fenaban e os bancos.

Até o momento, não foram detalhadas quais agências ou serviços bancários serão diretamente afetados pela mobilização no Rio Grande do Norte.