Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Cristal sem gás


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quarta-feira (3) o recolhimento e a suspensão da comercialização, da distribuição e do uso de um lote da água mineral natural sem gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto.

O recolhimento envolve o lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, fabricado pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia (GO). A empresa faz parte do Sistema Coca-Cola Brasil, detentora da marca Crystal, comercializada a partir da exploração de diversas fontes minerais espalhadas pelo País.

Segundo informações encaminhadas pela empresa à Anvisa, o lote é composto por 374,4 mil garrafas de 500 mililitros, produzidas em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027.

As unidades foram distribuídas principalmente no Distrito Federal, que recebeu 230,4 mil garrafas. Outras 66,76 mil unidades foram destinadas a cidades vizinhas em Goiás, 75,75 mil seguiram para municípios do interior de São Paulo e 1,43 mil foram enviadas ao Tocantins.

Segundo a Anvisa, quem tiver esse lote do produto em casa não deve consumi-lo.