Seca atinge 78% dos municípios do RN, aponta Defesa Civil

 


Levantamento da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, com base na Agência Nacional das Águas (ANA), indica que 131 municípios potiguares (78,4%) enfrentam seca grave ou extrema, sendo 126 com emergência reconhecida pelo governo federal.

As informações são da Tribuna do Norte, que destaca o RN como o primeiro do Nordeste e o segundo do País em número de cidades com decreto emergencial pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Segundo o tenente-coronel Alexandre Fonseca, coordenador da Defesa Civil do RN, parte das cidades em condição crítica não solicitou reconhecimento federal.

“Mas hoje, com base nos dados da ANA, há um grande número de cidades potiguares com seca extrema”, afirmou, ao citar 88 municípios em seca extrema e 43 em seca grave, conforme o Monitor de Secas da ANA.

Ainda de acordo com a Tribuna do Norte, ações emergenciais incluem Operação Carro-Pipa, distribuição de cestas básicas e pagamentos unificados do Programa Bolsa Família (PBF), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Entidades do setor produtivo cobram medidas estruturantes e planejamento de longo prazo para reduzir a dependência de respostas emergenciais.