Presidente da Câmara de Extremoz, vereador Anderson Barbosa, confirma retomada da emissão da Carteira de Identidade Nacional
O atendimento está sendo realizado na sede da Câmara Municipal de Extremoz, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 13h e por dia são distribuídas 15 fichas.
Segundo Anderson Barbosa, a retomada da emissão da CIN reforça o compromisso do Poder Legislativo com a cidadania e o atendimento direto às necessidades da população de Extremoz, facilitando o acesso a serviços públicos e direitos básicos. “Estamos retomando a emissão da Carteira de Identidade Nacional para garantir mais acesso, dignidade e cidadania aos moradores de Extremoz. A Câmara cumpre seu papel de estar próxima da população e facilitar o acesso a serviços essenciais”, afirmou o presidente.
A nova Carteira substitui o antigo modelo de RG e traz o número do CPF como identificador único, com validade em todo o território nacional, inclusive para serviços internacionais. Mais do que uma atualização estética, essa mudança atende a exigências técnicas e legais definidas pelo Governo Federal e operacionalizadas pelos Institutos de Identificação dos estados, como o ITEP-RN, responsável pela coordenação do sistema no Rio Grande do Norte.
No dia agendado, é imprescindível apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em bom estado de conservação. O documento deve estar legível, sem rasuras, manchas ou rasgos, pois ele será digitalizado e anexado ao sistema nacional de identificação. Caso o cidadão identifique que sua certidão encontra-se danificada ou ilegível, deverá procurar o cartório de origem para solicitar uma segunda via atualizada.

