Jornalista Nilson de Castro alerta população para golpe praticado por suposta advogada após sofrer tentativa de fraude
O jornalista Nilson de Castro faz um alerta importante à população sobre um golpe que vem sendo aplicado por criminosos que se passam por advogados para enganar vítimas, utilizando o chamado “golpe do abono pecuniário”.
Na manhã desta sexta-feira (16), o jornalista recebeu mensagem via aplicativo WhatsApp (84) 3191-1018, onde a criminosa se passava por uma advogada informando que Nilson de Castro teria obtido parecer favorável de uma sentença na Justiça Federal e receberia uma determinada quantia. Para poder ser depositada na conta que constava no processo era preciso baixar um link e fazer uma chamada de vídeo participando de uma audiência virtual e assim, seria realizada a liberação do valor a receber.
Desconfiado que era golpe pediu a criminosa algum documento onde constava sua assinatura outorgando ao escritório os direitos de representá-lo judicialmente ou alguma procuração e que iria consultar o seu advogado para obter maiores esclarecimentos. Após essa última conversa o assunto foi encerrado e a criminosa entendeu que não iria conseguir sucesso no seu golpe.
Nilson de Castro consultou seu advogado, Dr. Patrese Carvalho e de acordo com mesmo era golpe. "Os golpistas entram em contato principalmente por aplicativos de mensagens, informando falsamente que a vítima tem direito a receber valores referentes a ações judiciais, precatórios, revisões trabalhistas ou supostos benefícios financeiros. Para dar credibilidade ao crime, os estelionatários utilizam nomes reais de advogados, escritórios conhecidos, números de processos e até logotipos de instituições. O objetivo é induzir a pessoa a realizar pagamentos antecipados, sob a justificativa de liberação de valores, taxas cartorárias ou honorários, quando na verdade se trata de um golpe”, explicou DR. Patrese Carvalho.
Dr. Patrese Carvalho reforça que nenhum pagamento deve ser feito sem a confirmação direta com o advogado de confiança ou com o escritório responsável pelo processo, utilizando canais oficiais já conhecidos. Ele também orienta que a população desconfie de mensagens com tom de urgência, promessas de dinheiro fácil ou pedidos de transferência imediata.
O advogado recomenda ainda que, ao identificar uma tentativa de golpe, a vítima registre boletim de ocorrência e comunique a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de bloquear e denunciar os números utilizados pelos criminosos. “Informação é a principal arma contra esse tipo de crime. Quanto mais as pessoas estiverem atentas, menores são as chances de cair em golpes”, concluiu Dr. Patrese Carvalho.

