Prefeitura de Natal entrega mais 200 máquinas do Programa Computadores para Inclusão

 


A Prefeitura do Natal realizou a entrega de mais 200 computadores à rede municipal de ensino da capital. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira (16), na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, localizada no bairro Cidade da Esperança.

Ao todo, serão contempladas 20 escolas municipais, distribuídas da seguinte forma: três escolas da zona leste, oito da zona oeste e nove da zona norte de Natal, ampliando o acesso às tecnologias digitais para estudantes e professores da rede pública.

A iniciativa é fruto de emenda parlamentar do então deputado federal Paulinho Freire e integra o Programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal, que tem como objetivo promover o acesso digital por meio do recondicionamento e da distribuição de equipamentos de informática, além da oferta de cursos de qualificação e do descarte ambientalmente adequado de resíduos eletrônicos.

A secretária municipal de Assistência Social, Nina Souza, que representou o prefeito Paulinho Freire e é professora de carreira, destacou a necessidade de as escolas públicas oferecerem mais resultados e equidade de oportunidades aos estudantes.

“Venci na vida pela educação. Mas precisamos construir uma educação em que todos tenham essa mesma oportunidade. A entrega desses computadores é mais um avanço nesse sentido. A Prefeitura tem investido porque reconhece a importância da educação. Para além dos recursos do Fundeb e da folha de pagamento, investimos R$ 180 milhões, e este é apenas o primeiro ano”, frisou.

O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, lembrou que outros 200 computadores também foram disponibilizados à rede municipal de ensino no início do ano, igualmente decorrentes de emenda parlamentar de Paulinho Freire.

“Temos realizado investimentos em tecnologia, robótica e biblioteca virtual para incrementar o ensino regular e promover a modernização da rede municipal e a inclusão digital nas unidades escolares”, afirmou.

O aluno David Nicolas, da Escola Ivonete Maciel, agradeceu a chegada dos equipamentos e disse que o computador ajudará nas pesquisas e na elaboração dos trabalhos escolares. “Não tenho computador em casa, então vai ajudar nesse processo também”, completou.