Praia de Areia Preta é a única imprópria para banho no RN, aponta Idema
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou nesta sexta-feira 12 o boletim de balneabilidade, que apontou apenas um dos 33 trechos analisados como impróprio para banho. O ponto com restrição é a praia de Areia Preta, na área da Escadaria de Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal.
Segundo o relatório técnico, a contraindicação para banho no local é baseada em observações in loco de lançamento constante de efluentes não tratados na praia e na quantidade de coliformes termotolerantes identificados nas amostras de água.
Todas as demais praias monitoradas na capital potiguar foram consideradas próprias para banho. O resultado inclui os principais trechos de Ponta Negra, Via Costeira, Redinha, Praia do Meio e Praia dos Artistas.
Nos municípios de Nísia Floresta, Parnamirim e Extremoz, que também integram o monitoramento do Idema, todos os pontos analisados apresentaram resultado dentro dos padrões de balneabilidade.
O estudo é realizado semanalmente e avalia a presença de coliformes termotolerantes, bactérias indicadoras de contaminação fecal, em amostras de água do mar e de rios que deságuam no litoral. Para que um trecho seja considerado próprio para banho, é necessário que, em pelo menos 80% das amostras, a concentração seja igual ou inferior a 1.000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes a cada 100 mililitros.

