Natal ganha Selo Ouro como referência em atendimento ao empreendedorismo

 


As ações voltadas ao empreendedorismo em Natal foram reconhecidas pela primeira vez em quatro edições do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. A solenidade de entrega dos troféus ocorreu no El Airam Imirá, na tarde desta quinta-feira (11), e reconheceu o trabalho de 109 municípios do Rio Grande do Norte com os selos Bronze, Prata e Ouro. Mesmo estreando na premiação, a capital potiguar já recebeu a certificação máxima.

A metodologia de avaliação do Selo, promovido pelo Sebrae, utiliza critérios qualitativos e quantitativos. As categorias reconhecem a qualidade dos serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e seus parceiros e valorizam as iniciativas que investem em técnicas e estratégias para oferecer melhor experiência ao cliente.

Mesmo com mais de 100 municípios premiados em cada edição do Selo Sebrae de Referência em Atendimento desde 2022, Natal nunca havia recebido sequer o Selo Bronze. Para o secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação, Arthur Dutra, a premiação decorre de uma série de ações implementadas ao longo do primeiro ano de gestão.

“Inauguramos uma Sala do Empreendedor no Shopping 10, no Alecrim, promovemos salas itinerantes em áreas comerciais da cidade, qualificamos uma nova turma de oito agentes de desenvolvimento que trabalharam duro para ampliar a quantidade de atendimentos, participamos do programa Prefeitura e Você com a Sala do Empreendedor nas comunidades, realizamos atendimentos virtuais e vamos fazer ainda mais no próximo ano”, afirmou o secretário.

Para a agente de desenvolvimento Silvana Mesquita, o reconhecimento do Sebrae representa um momento histórico para Natal e para os profissionais que atuaram ao longo do ano em prol do empreendedorismo da cidade. “É um marco inédito, e vamos celebrar essa vitória. A Prefeitura nos oferece, por meio da Sala do Empreendedor, toda a estrutura necessária para atender da melhor forma clientes que queiram tirar dúvidas ou solicitar serviços relacionados ao empreendedorismo”, destacou.

O superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, ressaltou o trabalho realizado pelos 109 municípios premiados neste ano. “Tivemos o recorde de 76 Selos Ouro (além de 23 Selos Prata e 10 Bronze). Quero agradecer a competência, a dedicação, a parceria e a qualidade desenvolvidas. Somos referência no Brasil e, neste ano, conseguimos alavancar a quantidade e a qualidade”, disse.

Com o Selo Ouro conquistado em nível estadual, Natal irá concorrer, junto aos outros 75 municípios potiguares também agraciados com a mesma premiação, ao Selo Diamante em nível nacional — a mais alta certificação do setor concedida pelo Sebrae, considerando a atuação em 2025. A solenidade ocorrerá em 2026, em data ainda a ser definida.