Animais marinhos são encontrados mortos em praias de Natal e da Grande Natal

Pelo menos três animais marinhos foram encontrados mortos nesta segunda-feira (29) em praias de Natal e da Região Metropolitana, segundo registros do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam). Os casos envolveram duas tartarugas e um golfinho, localizados em diferentes pontos do litoral.

As ocorrências foram registradas nos seguintes locais:

Genipabu, em Extremoz – tartaruga encontrada morta na faixa de areia;

Ponta Negra, em Natal – tartaruga localizada já sem vida no mar;

Praia da Barra, em Nísia Floresta – golfinho encalhado na areia.

A tartaruga encontrada em Ponta Negra foi avistada por um banhista por volta das 16h30, ainda no mar. Segundo banhistas, bombeiros informaram que a tartaruga poderia ter tido a respiração comprometida por algum objeto, como plástico, embora não houvesse confirmação dessa hipótese até a última atualização do caso.

De acordo com o presidente do Cemam, Daniel Solon, o animal encontrado em Ponta Negra era da espécie tartaruga verde, que costuma se alimentar mais próximo à costa. “Que se alimenta mais próximo à costa e está suscetível e sujeita a encalhar devido à interação antrópica negativa, tanto com lixo como com a pesca”, explicou ao g1.

Ainda segundo Solon, essas situações favorecem os encalhes ao longo do litoral. “Na grande maioria dos casos, os animais já são registrados mortos”, afirmou. O Cemam informou que, somente em 2025, já foram contabilizados mais de 100 encalhes de animais marinhos no litoral do Rio Grande do Norte.Vagas de emprego

O Centro orienta que, ao encontrar um animal marinho vivo ou morto, a população acione imediatamente o Cemam, cujos contatos estão disponíveis nas redes sociais da instituição, para que os procedimentos adequados sejam adotados.

*Com informações do g1