Marconi Perillo recebe título de cidadão potiguar na Assembleia Legislativa

 


A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) realizou, na tarde desta quinta-feira (6), sessão solene de entrega de título de cidadão norte-rio-grandense ao ex-governador de Goiás e atual presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Marconi Ferreira Perillo Júnior. Proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a cerimônia contou com a presença do vice-governador, Walter Alves; do vereador Aldo Clemente, representando a Câmara Municipal de Natal; do chefe de gabinete do senador Styvenson Valentim, Aleandro Rocha Barbosa; e do deputado Luiz Eduardo (SDD); além de servidores, amigos e familiares do homenageado.  

“Hoje, nesta Casa da Cidadania, celebramos o homem público que fez da política um sacerdócio e da palavra um instrumento de transformação: Marconi Ferreira Perillo Júnior. Nascido em 7 de março de 1963, em Goiânia, moldado pela simplicidade de Palmeiras de Goiás, filho do comerciante Marconi Ferreira Perillo e dona de casa Maria Pires Perillo. Primogênito, tem outros três irmãos: Antônio, Vânia e Tatiana. Aprendeu com o avô Luiz Perillo — um homem que já semeava a vida pública com o senso do dever — o valor do trabalho, da solidariedade e da superação. Engraxou sapatos, vendeu frutas e quitutes feitos pela mãe. A vida o ensinou, desde cedo, que as mãos calejadas também sabem sonhar”, iniciou o parlamentar, acrescentando que “foi com essas mãos firmes e essa fé política” que ele iniciou sua jornada pública.  

Segundo o propositor da homenagem, Marconi Perillo escreveu capítulos notáveis da política brasileira.  

“Deputado estadual, deputado federal, senador da República e quatro vezes governador de Goiás, ele marcou seu tempo com uma gestão visionária e humanista, que traduziu a política em programas concretos: Renda Cidadã, Cheque Moradia, Bolsa Universitária, Banco do Povo, Restaurante Cidadão, Vapt Vupt, Produzir e Goiás na Frente. Sob sua liderança, Goiás ascendeu no cenário nacional como exemplo de eficiência e inclusão”, enalteceu.  

Para Ezequiel Ferreira, ao receber o Título de Cidadão Potiguar, Marconi Perillo inscreve seu nome entre os que compreenderam que o Nordeste é também uma ideia - de resistência, de fé e de povo.  

“O Rio Grande do Norte, terra de Câmara Cascudo e de Augusto Severo, de abolicionistas e educadores, reconhece em Marconi um irmão de ideal, um estadista que acredita no poder da educação, da ética e do diálogo. Este título não é apenas uma honraria — é um abraço da terra potiguar. A você, a sua esposa Valéria Jaime Peixoto e as suas duas filhas, Isabela e Ana Luísa”, destacou.  

Finalizando seu discurso, o presidente da Casa ressaltou que, “ao tornar Marconi Perillo Cidadão Potiguar, esta Assembleia não concede apenas um título — mas reconhece uma alma pública, um espírito republicano, um homem que fez da política uma pedagogia da esperança”.  

“Receba, pois, Marconi Perillo, o abraço desta terra generosa, onde o vento sopra liberdade e o sol nasce anunciando novos tempos. Que o seu nome se una para sempre aos que constroem o Brasil com fé, coragem e amor. Muito obrigado!”, concluiu.  

Após a entrega da placa de título honorífico de cidadão potiguar a Marconi Perillo, o homenageado foi convidado a se pronunciar na tribuna do Plenário.  

“Recebo hoje este título de cidadão norte-rio-grandense com o coração cheio de gratidão. Gratidão por esta terra generosa, por este povo de fé e coragem, e por cada homem e mulher que ajuda a escrever, todos os dias, uma das histórias mais belas e inspiradoras do Brasil. O Rio Grande do Norte é um estado que encanta o olhar e toca o coração”, disse.  

Após contar um pouco da origem do RN e da sua capital, Natal, além de enaltecer a fruticultura, as belezas naturais, as tradições e a cultura potiguar, Marconi Perillo falou do sentimento de honra e gratidão pela homenagem.  

“Eu, que venho do coração do Brasil, de Goiás, sinto-me honrado por agora também pertencer a esta terra de gente trabalhadora, criativa e solidária. Ser cidadão potiguar é, para mim, mais do que uma homenagem... É um compromisso com o futuro”, garantiu.  

Em seguida, Perillo externou seus agradecimentos ao presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira.  

“Quero, de maneira muito especial, agradecer ao deputado Ezequiel Ferreira, presidente desta honrada Assembleia Legislativa, pela generosa proposição deste título. Ezequiel é presidente pelo sexto mandato consecutivo. Uma das pessoas que mais contribuíram com a história recente do Rio Grande do Norte. Da mesma forma, agradeço cada um dos deputados estaduais por aprovarem a proposta. Quero expressar, também, meu carinho e admiração aos meus queridos amigos, todos ex-governadores: José Agripino Maia, Garibaldi Alves Filho e Rosalba Ciarlini”, citou, dentre outras figuras políticas estaduais e nacionais, bem como servidores da ALRN.  

A respeito do seu trabalho como governador de Goiás, ele afirmou com muito orgulho que “governar é servir”.  

“Amigas e amigos, em Goiás, tive a honra de governar meu estado por quatro mandatos. E sempre fiz isso com uma convicção muito clara: governar é servir. Servir com planejamento, com método, com resultados. Nossos governos são reconhecidos como estruturantes, modernizantes, que fizeram Goiás dar um enorme salto no PIB. Nossa educação atingiu o 1º lugar no Ideb. Construímos uma rede de hospitais digna. Contratamos 10 mil policiais, que tiveram os maiores salários do País. E sempre — SEMPRE! — cuidamos das pessoas, com programas de renda, de moradia, de crédito e de inclusão”, elencou o presidente do PSDB.  

Na sequência, Perillo frisou que é a sua experiência, “construída com alguns erros e muitos acertos, mas sobretudo com muito aprendizado”, que lhe motiva a estar aqui hoje – e a colocar-se à disposição também do povo potiguar.  

Sobre o Rio Grande do Norte, Marconi Perillo disse que o estado “é um exemplo para o Brasil”.  

“O RN é referência em energia limpa, em potencial turístico, em tradições culturais, em talento humano. É um estado que tem tudo para crescer ainda mais. Merece uma educação forte, gestão eficiente e união de propósitos. E podem contar comigo para somar. Não venho ensinar, venho aprender. Mas coloco minha experiência a serviço desta terra, para ajudar, trocar ideias, pensar caminhos. Sempre com respeito e fraternidade”, ressaltou.  

Ao final do seu pronunciamento, o novo cidadão potiguar enfatizou que será um cidadão potiguar presente, participativo e comprometido.  

“Que este título seja mais do que uma homenagem. Que seja um laço de irmandade entre Goiás e o Rio Grande do Norte. Do cerrado ao litoral; da Chapada dos Veadeiros às dunas; que possamos caminhar juntos pela mesma estrada do desenvolvimento, da justiça social e do respeito às pessoas. Hoje, diante de vocês, repito: receber este título é um compromisso. É a palavra dada de que continuarei sensibilizado por esta terra, participando da grande jornada de crescimento e de afirmação do Rio Grande do Norte. O futuro pertence a quem acredita e trabalha. E o RN acredita, trabalha e merece vencer. Muito obrigado, de coração. Que Deus abençoe o Rio Grande do Norte. Que Deus abençoe Goiás. E que Deus abençoe o nosso Brasil!”, finalizou Marconi Perillo.