Maioria dos eleitores quer candidato “independente” para o Governo do RN
A maioria dos eleitores do Rio Grande do Norte se considera “independente” nas posições políticas e prefere que o próximo governador do Estado tenha esse perfil. A constatação está na mais recente pesquisa do Instituto Exatus, que vem sendo divulgada nesta semana pelo AGORA RN.
De acordo com o levantamento, 44,11% do eleitorado considera-se “independente” nas posições políticas. O número é maior do que a soma entre os que se identificam como “direita” (24,45%) e “esquerda” (17%). Outros 14,44% não sabem ou não quiseram responder à pesquisa.
Quando a pergunta é “como você gostaria que fosse o próximo governador do Rio Grande do Norte?”, a proporção dos que preferem um nome de centro é ainda maior – o que mostra que uma parcela dos eleitores, tanto de direita quanto de esquerda, pode migrar para um nome fora da polarização ideológica.
Segundo a pesquisa Exatus, 56,63% dos eleitores responderam que preferem que o futuro governador do RN seja “independente”. Outros 25,33% responderam que querem que o sucessor de Fátima Bezerra (PT) seja de “direita”. Apenas 18,04% manifestaram desejo de que o nome seja de “esquerda”.
A pesquisa do Instituto Exatus entrevistou 2.029 eleitores em todo o Rio Grande do Norte entre os dias 12 e 15 de novembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
AGORA RN

