Segunda edição do Prefeitura e Você realiza mais de 6,5 mil atendimentos no Planalto

 


A Prefeitura do Natal promoveu, na manhã deste sábado (25), a segunda edição do projeto “Prefeitura e Você” (PV), realizada na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, no bairro Planalto, um dos mais populosos da capital potiguar. Das 8h às 12h, a ação levou mais de 140 serviços à comunidade, oferecendo atendimentos em áreas como saúde, educação, habitação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

O projeto tem como objetivo descentralizar os serviços públicos e facilitar o acesso da população, concentrando em um único sábado — preferencialmente no fim de cada mês — diversos atendimentos fundamentais à cidadania. Além dos moradores do Planalto, a iniciativa também beneficiou os bairros vizinhos de Cidade Nova, Felipe Camarão, Guarapes e Satélite, fortalecendo a presença da gestão municipal nas comunidades e ampliando o diálogo direto com a população.

Durante o evento, o prefeito Paulinho Freire ressaltou a importância do contato direto com os moradores e o caráter participativo da iniciativa.

“É um momento de estarmos juntos, realizando ações que tragam resoluções para as reais demandas da população, mas também de divertir. Plantei uma muda, ouvi os profissionais dando suas contribuições em conhecimentos, conscientizando e ensinando boas práticas tanto para adultos quanto para as crianças”, afirmou.

A vice-prefeita e coordenadora do projeto, Joanna Guerra, reforçou o caráter cidadão da ação e a relevância de levar os serviços para dentro das comunidades.

“É uma ação de cidadania e de aproximação da gestão municipal com a população, realizada em um bairro que é um dos mais populosos da cidade. O objetivo foi alcançado: tivemos um grande volume de atendimentos, com emissão de RG, consultas com médicos especialistas, assistência social e serviços na área da educação. É importante ressaltar que a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, onde realizamos a ação, também foi revitalizada e pintada para receber a população em um ambiente agradável e acolhedor”, destacou.

Nesta segunda edição, a Prefeitura disponibilizou 142 serviços, 12 a mais que na primeira. Entre os mais procurados, destacaram-se a emissão de RG, que se manteve como o serviço mais solicitado, além dos atendimentos na área da saúde e dos serviços de estética. Para alguns serviços mais burocráticos, como a realização de exames, houve necessidade de distribuição de fichas para controle prévio. Já os atendimentos de estética, consultas médicas e atividades recreativas e educativas foram realizados por ordem de chegada.

Moradores do bairro também destacaram a importância da iniciativa. Maria de Fátima de Paula, residente no Planalto, comemorou a oportunidade. “Não tenho internet em casa e não consegui agendar online. Hoje consegui emitir meu RG e resolver tudo pessoalmente. Estou muito feliz!”, relatou.

As moradoras Rejane Silva de Lima, Cosma Bezerra da Silva e Vaneide Ferreira Bezerra, todas de 47 anos, realizaram exames de mamografia no carro do Grupo Reviver durante o evento. “É muito bom ter isso próximo de casa. Nem todo mundo tem condições de pagar por esse exame, e poder fazer de forma gratuita é um alívio para nós”, afirmaram.

Além dos serviços municipais, o “Prefeitura e Você” contou com a parceria de 25 instituições públicas e privadas, entre elas: Banco do Brasil, Banco Santander, Brisanet, CAERN, Câmara Municipal, Casa Durval Paiva, Corpo de Bombeiros, COSERN, CrediAmigo – Banco do Nordeste, Exército, Farmácia Ultra Popular, Grau Técnico, Grupo Reviver, Instituto Mix, Natal Óticas, OAB, Sala de Acolhimento, SENAC, SESC, SESI, UNINASSAU, UNP e SETURN/NuBus.

Os atendimentos foram divididos em áreas temáticas, abrangendo saúde, estética, documentação, meio ambiente, bem-estar animal, orientação jurídica e apoio socioeconômico. Foram oferecidos exames de mamografia, testes rápidos, aferição de pressão e consultas médicas; serviços de beleza e bem-estar com o Senac e o Instituto Mix; emissão de RG e atendimentos da Caern, Cosern e Junta Militar; vacinação de animais e distribuição de mudas; atendimentos jurídicos com a OAB; e orientações financeiras em parceria com instituições bancárias.

Participaram da ação as secretarias e órgãos municipais ARSBAN, Junta Militar, Ouvidoria, PGM, PROCON, SECULT/FUNCARTE, SEFIN, SEHARPE, SEINFRA, SEL, SEMDES, SEMIDH, SEMPLA, SEMSUR, SEMTAS, SEMUL, SEMURB, SEPAE, SME, SMS, STTU e URBANA, garantindo um atendimento integrado e eficiente.

O “Prefeitura e Você” amplia o alcance dos serviços municipais e fortalece a presença da administração nas comunidades, promovendo acesso, cidadania e melhoria na qualidade de vida dos natalenses.