Primeira edição dos Jogos Indígenas Escolares celebra a cultura dos povos originários em São Gonçalo

 


A promoção da cultura dos povos originários ganhou vida diante dos olhos do público presente na Primeira Edição dos Jogos Indígenas Escolares de São Gonçalo (JIESG), realizada na tarde desta quinta-feira (30), no campo de futebol da comunidade rural de Ladeira Grande.

A ação, promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Semjel e demais pastas, proporcionou uma vivência prática das tradições e valores das comunidades indígenas.

Participaram desta primeira edição quatro escolas, duas do município vizinho de Macaíba (Iolanda Chaves e Luiz Cúcio) e duas de São Gonçalo (Georgina Altina e Isabel Silveira), reunindo mais de 70 estudantes.

Além das escolas indígenas, o evento também acolheu alunos de comunidades não indígenas, com o objetivo de promover o conhecimento e o respeito à pluralidade cultural do país.

O coordenador da Secretaria de Educação, Nazareno Alexandre, destacou a importância da iniciativa: "Enquanto secretaria, compreendemos que este momento permite a cada aluno vivenciar, de forma concreta, o respeito à diversidade que existe de forma tão abundante em nosso país."

A gestora do CEMEI Georgina Altina, Ednete Santos, também ressaltou o valor do intercâmbio entre as escolas: "É de grande importância o reconhecimento e o sentimento de pertencimento cultural."

Para a estudante Paloma de Castro, da Escola Aída Gomes, a experiência foi enriquecedora: "Estou muito feliz, pois estou conhecendo um pouco mais da nossa história."

Entre as modalidades disputadas estavam cabo de guerra, queimada, atletismo e arco e flecha, atividades que remetem à força e à tradição do povo Tapuia-Tarairiú, de Ladeira Grande.

A vice-diretora da Escola Luiz Cúcio Marinho, Sheyla Alves, agradeceu pela oportunidade de integração entre os alunos: "Quando anunciamos na escola, tivemos uma excelente aceitação. Esse momento reforça a força e o valor que eles têm."