Prefeito Jaime Calado acompanha chegada dos mini e microtratores do Programa de Mecanização da Agricultura Familiar

O prefeito Jaime Calado visitou, nesta sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura onde acompanhou de perto o avanço das ações do Programa de Mecanização da Agricultura Familiar, iniciativa inédita no município para modernizar o trabalho dos produtores rurais.

Durante a visita, o prefeito destacou a aquisição de 20 microtratores, 2 minitratores e diversos implementos agrícolas, como carrocinhas, arados e plantadeiras, que estão sendo incorporados ao programa. O objetivo é garantir mais eficiência, produtividade e autonomia aos agricultores familiares de São Gonçalo.

Além da mecanização, a gestão municipal está investindo em capacitação técnica, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Escola Agrícola de Jundiaí. O programa de formação teve início durante a Agrofest e vai preparar trabalhadores e cooperativas para operar os novos equipamentos.

Outro destaque é a implantação do Programa de Aquicultura Familiar, que já conta com os primeiros tanques abertos, ampliando as oportunidades de geração de renda no campo.

“Estamos corrigindo uma distorção nacional. A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% do que chega à mesa dos brasileiros, mas o índice de mecanização no Nordeste ainda é inferior a 3%. Aqui em São Gonçalo, estamos mudando essa realidade com trabalho e investimento”, afirmou o prefeito Jaime Calado.

A visita também marcou a apresentação do novo prédio da Secretaria Municipal de Agropecuária, que agora dispõe de estrutura ampliada para receber máquinas, equipamentos e oferecer melhores condições de trabalho à equipe técnica.

O prefeito aproveitou a ocasião para agradecer o apoio da senadora Zenaide Maia, autora de emendas parlamentares que têm viabilizado projetos importantes para o desenvolvimento rural do município.

“São Gonçalo vive um tempo de reconstrução e progresso, e o campo faz parte dessa transformação. Viva a agricultura familiar!”, concluiu Jaime Calado.