Empresários potiguares participam do CNC Global Voices com ganhadores do Nobel de Economia


O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, acompanhado de outros 14 empresários potiguares, participou, na terça-feira (14), em São Paulo, do CNC Global Voices 2025, evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A conferência internacional reuniu líderes empresariais e economistas premiados com o Prêmio Nobel de Economia - o britânico James Robinson (2024) e o norte-americano Paul Michael Romer (2018) - para debater os rumos da economia global, a inovação, o capital humano e o crescimento sustentável, assuntos essenciais para o fortalecimento do setor de comércio e serviços no Brasil.
Além deles, diversos especialistas passaram pelo palco, discutindo temas como tensões internacionais e economia brasileira, perspectivas e desafios da macroeconomia brasileira e impactos econômicos da nova geopolítica global.
O encontro se consolida como um dos principais fóruns nacionais de diálogo sobre inovação, competitividade e desenvolvimento sustentável. A cerimônia de abertura contou com pronunciamentos do ex-presidente da República Michel Temer e do presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Em seu discurso, José Roberto Tadros destacou que o encontro é um espaço de reflexão e ação para o fortalecimento da economia real. “Vivemos um tempo de grandes incertezas, marcado por tensões geopolíticas, transformações tecnológicas e desafios internos como o alto custo do crédito. Precisamos reafirmar o papel do Sistema CNC-Sesc-Senac em defesa do comércio, dos serviços e do turismo”, afirmou.
Tadros reforçou que a entidade atua pela valorização da livre-iniciativa e por reformas estruturantes — como a tributária e a administrativa — que tornem o Estado mais eficiente e estimulem o investimento e a geração de empregos. Ele acrescentou que “a CNC é a voz do empresário brasileiro” e que “o encontro é mais do que um fórum de ideias: é um chamado à ação para que o diálogo se transforme em políticas e parcerias concretas”.
Para o empresário do RN, Leôncio Etelvino Filho, do Grupo Nordestão, referência no setor supermercadista norte-rio-grandense, o evento foi um momento de entrosamento com empresários de referência e de conhecer a visão de economistas sobre como o Brasil caminha e como melhor direcionar investimentos.
O presidente do Conselho de Administração no Grupo Guararapes, Flávio Rocha, detentor da marca Riachuelo, também prestigiou o evento, ocasião em que participou do Podcast da CNC “Um negócio pra te contar”. Na ocasião, ele falou sobre os planos de expansão das lojas Riachuelo, atualmente com 400 unidades e presença em todo o território nacional, e destacou a qualidade do evento. “Foi o primeiro ano em que participei e fiquei impressionado com a qualidade do evento e dos debates realizados”, afirmou.
Para o presidente Marcelo Queiroz, o Global Voices é um momento importante para aproximação com os grandes empresários que contribuem com a manutenção do Sistema Comércio no Brasil. “A CNC está de parabéns por promover esse evento, com especialistas nacionais e internacionais, trazendo aos empresários a oportunidade única de entender sobre os rumos da nossa economia e reunir elementos para a tomada de decisão na rotina das nossas empresas”, afirmou.