Estreia do programa Prefeitura e Você reúne mais de 5 mil pessoas na Zona Norte
O vigilante Pedro Cícero abriu o sorriso ao receber a credencial para estacionamento de idoso. A dona de casa Idaiana Rozil da Silva levou os dois filhos para exames de oftalmologia e vacinação. O vendedor Renato Ferreira conseguiu emitir a segunda via do RG após quatro anos. Esses foram alguns dos mais de cinco mil atendimentos gratuitos realizados na manhã deste sábado (20), durante a primeira edição do programa Prefeitura e Você (PV), no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal.
A Escola Municipal João Paulo II foi palco do trabalho conjunto dos órgãos municipais, que ofereceram mais de 130 serviços gratuitos à população em quatro horas de atendimento. O prefeito Paulinho Freire ressaltou a importância de ouvir as demandas dos moradores da região.
“Esse programa permite à Prefeitura estar perto das comunidades para sentir seus problemas e também para que a população conheça os serviços municipais. Essa primeira edição foi um sucesso e levaremos o programa a outras regiões da cidade”, afirmou.
A vice-prefeita e coordenadora do PV, Joanna Guerra, elogiou a organização e o envolvimento mútuo entre secretarias municipais, terceiro setor e sociedade civil.
“É uma ação voltada exclusivamente à população, desta vez da Zona Norte. E provocamos não só órgãos da Prefeitura, mas também a iniciativa privada. É importante ver tanta gente usufruindo dos serviços. É sinal de que o esforço de organização, divulgação e execução está no caminho certo”, disse.
Serviços mais procurados
Entre os atendimentos de maior procura estiveram a emissão gratuita de RG, a atualização do Cadastro Único e os serviços médicos. Uma das surpresas foi o alto número de solicitações no estande da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh), com a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). Segundo a titular da pasta, Luciana Oliveira, o documento começou a ser emitido de forma digital em abril.
“Nos surpreendeu a quantidade de pessoas que buscaram a versão física da carteira, que estamos emitindo agora”, afirmou.
A CipTEA garante prioridade no acesso a serviços públicos e privados, além de outros direitos, como a isenção de impostos na compra de veículos. A dona de casa Luciana Gomes ouviu de outras mães atípicas sobre a importância do documento e decidiu procurar a Semidh durante o evento.
“Soube da dificuldade de conseguir esse documento e vim da Pompeia até aqui para emitir a carteira. Sei que vai ajudar muito na qualidade de vida do meu filho e também na minha”, comemorou.
Comunidades atendidas e próximos passos
A primeira edição do Prefeitura e Você atendeu principalmente moradores das comunidades de Nova Natal, Câmara Cascudo, Nova Jerusalém, Jeová, Bom Jesus, Nordelândia, Boa Esperança, Cidade Praia, José Sarney e Jardim Progresso.
A ação contou ainda com a parceria da CAERN, Câmara Municipal, Casa Durval, Paiva, CDL, Corpo de Bombeiros, CrediAmigo - Banco do Nordeste, Exército, Farmácia Ultra Popular, FIERN / SESI, Grau Técnico, Grupo Reviver, INSS, Marinha, Natal Óticas, NeoEnergia, COSERN, OAB, RN Júnior, Sala de, Acolhimento, SEBRAE, SENAC, SESC, Unimed, UNP, ARSBAN, Junta Militar.
De acordo com a coordenação do evento, as edições do programa serão mensais. A próxima já está agendada para o fim de outubro, na Zona Oeste de Natal.
Atendimentos por secretarias
Durante a ação, a população contou com atendimentos de diversas secretarias municipais, como Saúde (vacinação, consultas e exames), Semtas (Cadastro Único e benefícios socioassistenciais), Semidh (CipTEA e Procon), Semsur (campanhas educativas e distribuição de mudas), STTU (credenciais de estacionamento), SME (cursos e inclusão digital), Secult (oficinas culturais), Semdes (Guarda Municipal), PGM (orientações jurídicas) e SEL (atividades esportivas).