Auto de São Miguel Arcanjo Valoriza Cultura e Artistas de Extremoz

A noite de ontem, 28 de setembro, foi um marco para a história e a cultura de Extremoz. Centenas de fiéis e admiradores lotaram o largo das Ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo para prestigiar a grandiosa encenação do Auto de São Miguel Arcanjo. O espetáculo celebrou a história, a fé e a identidade do povo extremozense.

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Fundação Extremoz De Cultura Aldeia Do Guajiru (FUNCAG), promoveu este momento de exaltação. O palco montado no sítio histórico recebeu artistas que, com talento e dedicação, encenaram o ponto auge dos festejos do padroeiro.

Valorização Artística e Reconhecimento Local

O incentivo à cultura local e a valorização dos profissionais extremozenses foram marca registrada em mais um ano do evento. O talento da terra foi o grande protagonista.

O ator local, Renan Benacio (Explorador), expressou sua emoção e o sentimento de toda a classe artística:

“O Auto de São Miguel é o apogeu da cultura extremozense! O espetáculo revela o tamanho da nossa diversidade cultural. Diversos segmentos da cultura do nosso povo sendo representados perfeitamente pelo próprio povo, é uma coisa linda de se ver. Eu só tenho a agradecer, porque é a primeira vez que eu estou participando desse momento único que pra mim é o auge da nossa cultura, rico de tanta pluralidade, é muito importante. Viva São Miguel! Viva Extremoz! Viva os agentes culturais da nossa terra!”

O Presidente da FUNCAG, Francisco Canindé, celebrou o sucesso do evento:

“Sentimos uma imensa alegria e gratidão por mais uma edição vitoriosa. Para mim, o Auto de São Miguel Arcanjo é a prova irrefutável de que, quando investimos no nosso talento local e valorizamos nossa história, o retorno é um espetáculo inesquecível que fortalece a identidade de Extremoz. É a cultura sendo feita pelo povo, para o povo.”

Palco da História Viva

A Prefeita de Extremoz, Jussara Sales, destacou a emoção de realizar o evento no ambiente das ruínas, um local que carrega um profundo significado histórico para o município.

“Realizar o Auto no berço da nossa história, nas Ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, confere uma emoção inigualável. Aqui, onde a nossa história está sendo ativamente revelada pelas escavações arqueológicas, celebramos nossa fé e nossa arte. É a prova de que nosso patrimônio inspira nosso presente. A gestão municipal seguirá apoiando e investindo na cultura, reafirmando a vocação de Extremoz com este espetáculo grandioso e emocionante.”

A Prefeitura de Extremoz agradece a todos os artistas, técnicos, colaboradores e ao público que fizeram do Auto de São Miguel Arcanjo um sucesso de arte e fé.

Ficha Técnica e Elenco

A produção do Auto de São Miguel Arcanjo contou com uma equipe técnica e artística dedicada:

Direção e Produção

Direção Geral: Marcelo Honorius

Direção Artística: Cida Gertrudes, Marcelo Honorius e Marcio Diaz

Texto e Figurino: Marcelo Honorius

Coreografias: Cida Gertrudes e Marcio Diaz

Presidente da Fundação (FUNCAG): Francisco Canindé

Secretária de Cultura: Valdeleda França

Secretário Adjunto de Cultura: Vinicius Miranda


Elenco Principal

São Miguel Arcanjo: Jackson Noan

Nossa Senhora: Helô Pessoa

Demônio: Ronaldo Teodósio

Padre: Luiz Fabiano

Explorador: Renan Benício

Ian (Menino do Grude): Kaio Ismael

Grudeira Quinha: Isinha Loraf

Grudeira Sônia: Adriana Mariano

Grudeira Ionete: Jussiara Soares

Coreógrafa: Cida Gertrudes