Prefeitura de Natal entrega nova sede da Residência Inclusiva com estrutura ampliada
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), entregou nesta sexta-feira (1º) a nova sede da Residência Inclusiva, serviço de acolhimento institucional voltado a jovens e adultos com deficiência, com idade entre 18 e 59 anos, que não possuem autonomia e dependem de apoio para as atividades diárias.
A nova estrutura oferece melhores condições de moradia e convivência para os 14 usuários acolhidos. O espaço conta com quartos adaptados, barras de apoio, sala de atendimento, área de convivência, cozinha equipada e ambiente destinado à realização de terapias. A unidade funciona 24 horas por dia, com cuidadores atuando em turnos de 12 horas, além de uma equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores, auxiliar de serviços gerais e cozinheira.
A secretária da Semtas, Nina Souza, destacou que as boas práticas do serviço são fundamentadas em novos paradigmas de qualidade, que exigem constante avaliação em ambiente de transparência e confiança. “Não podemos perder de vista o respeito e o cuidado com a realização pessoal e profissional de todos os dirigentes e colaboradores empenhados no dever de prestar o serviço adequado às pessoas com deficiência e garantir o direito a uma vida digna e participativa, promovendo o desenvolvimento social”, afirmou.
A coordenadora da unidade, Monally Ferreira, elogiou a mudança para o novo espaço, ressaltando os avanços na estrutura física e o comprometimento da equipe. “A nova sede representa um salto importante na qualidade do serviço. A estrutura está mais adequada às necessidades dos usuários, e temos uma equipe comprometida, que atua com dedicação e responsabilidade. Todo esse empenho faz diferença na vida de quem está aqui”, afirmou.
Durante a entrega, foi realizada uma programação especial com apresentação de dança, música ao vivo e uma sessão de musicoterapia — atividade que já faz parte da rotina da unidade. A Residência Inclusiva é um serviço que visa oferecer um lar acolhedor, inserido na comunidade, promovendo a construção progressiva da autonomia e da participação social dos seus usuários.
Também participaram do evento os secretários adjuntos Anderson Lopes e João Aquino, além de integrantes da equipe técnica da Semtas e profissionais que atuam diretamente na unidade.