Parceria entre a Prefeitura de Extremoz e Marinha do Brasil forma 30 novos aquaviários em Pitangui

 


A Marinha do Brasil e a Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Pesca realizaram na manhã desta segunda-feira (25), a cerimônia de encerramento da turma do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional (CFAQ-POP N1), na Praia de Pitangui, zona litorânea de Extremoz.

Durante o período de instrução, os participantes receberam conhecimentos fundamentais para o exercício seguro e responsável da atividade pesqueira. O conteúdo programático contemplou temas como segurança da navegação, condução e operação de embarcações, sistemas de propulsão, prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros aplicados à pesca, técnicas de sobrevivência no mar, além de orientações sobre o manuseio e conservação do pescado.

A cerimônia de encerramento contou com a presença da prefeita Jussara Sales, Representantes da Marinha do Brasil, do secretário Municipal de Pesca, Alexandre Deco e dos pescadores concluintes, que receberam os Certificados de Conclusão de Curso e das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR).

Com a conclusão dos cursos, esses profissionais se encontram aptos a exercer funções a bordo de embarcações de pesca, contribuindo, de forma segura e qualificada, para o fortalecimento da atividade pesqueira na região.

“Capacitar nossos trabalhadores do mar é investir em segurança, conhecimento e melhores condições de vida. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a pesca, que é uma das grandes riquezas do nosso município, garantindo mais oportunidades e valorização para quem vive dessa atividade tão importante”, enfatizou a prefeita Jussara Sales.