Seis trechos da Grande Natal são considerados impróprios para banho, aponta boletim
![]() |
Foto: Esse Mundo é Nosso |
Seis trechos da Grande Natal foram classificados como impróprios para banho neste fim de semana, 12 e 13 de julho, segundo boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
Os pontos permanecem com restrição até a próxima quinta-feira 17, quando vence a validade do boletim atual. O próximo relatório será divulgado na sexta-feira 18.
Ao todo, 33 trechos de rios, praias e lagoas foram analisados em municípios da região metropolitana: Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz. O monitoramento é realizado pelo Idema em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), dentro do Programa Azul.
Os trechos considerados impróprios são:
Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
Rio Pirangi Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta), em Natal
Praia do Forte, em Natal
Redinha (Rio Potengi), em Natal
De acordo com o Idema, a classificação segue normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A análise é baseada em resultados de cinco semanas consecutivas. Se dois ou mais desses resultados apresentarem mais de mil coliformes termotolerantes por 100 ml de água, o ponto é considerado impróprio para banho.