Extremoz realiza 11ª Conferência Municipal de Assistência Social
A Prefeitura Municipal de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 03 e 04 de julho, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social.
A conferência é realizada a cada dois anos e integra o ciclo nacional de debates do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo o controle social, a participação popular e o aprimoramento das ações voltadas à garantia de direitos.
Realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o evento contou com a participação de instituições, estudantes, profissionais do SUAS, representantes intersetorial governamental e usuários da política do SUAS. Foram dois dias de discussões para a melhoria do SUAS no nosso município.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência tem como objetivo avaliar as políticas públicas em andamento, propor melhorias para os serviços ofertados no município e eleger os delegados que representarão Extremoz na etapa estadual.
A secretária municipal de Ação Social, Camila Lima disse que o papel das conferências municipais é promover a participação da sociedade civil na discussão, elaboração e avaliação de políticas públicas, com foco nas necessidades e prioridades do município. “Elas funcionam como um espaço democrático onde governo e sociedade civil organizada se encontram para debater temas relevantes e definir diretrizes para o desenvolvimento local. Através da participação em conferências, a população exerce seu direito à cidadania e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, enfatizou a secretária.