Direita promove campanha “Defenda o Brasil do PT” para reagir na web
Após o anúncio do tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, políticos e militantes bolsonaristas iniciaram uma campanha nas redes sociais nesta sexta-feira (11/7) para culpar o PT pela crise diplomática.
Com o slogan “Defenda o Brasil do PT”, a mobilização ganhou força com apoio do PL, partido de Jair Bolsonaro, e de nomes como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A frase rapidamente entrou entre os assuntos mais comentados da internet, gerando apoio e críticas.
A ação tenta atribuir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) a responsabilidade pelas tarifas, apontando o cerco jurídico a Bolsonaro como o verdadeiro motivo da punição imposta por Trump.
Um levantamento do analista Pedro Barciela indicou que, na quarta-feira (10/7), 78% das menções nas redes sociais sobre o caso tinham tom negativo, principalmente contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente.
Nikolas Ferreira chegou a sugerir uma saída para a crise: que Lula e o STF “acabem com a perseguição, censura e voltem a praticar boa diplomacia”.
Trump, Brics e ameaças comerciais
Desde seu primeiro mandato, Trump tem adotado posturas protecionistas e ameaçado aplicar tarifas comerciais contra países que, segundo ele, não favorecem os interesses dos EUA. Recentemente, o republicano mirou diretamente o bloco dos Brics — do qual o Brasil faz parte — e alegou que há um déficit comercial com o Brasil, o que não é confirmado por dados oficiais.
Nesta sexta, o presidente Lula rebateu as declarações, afirmou que o país “não baixará a cabeça” e classificou como bravatas as falas de Trump. Durante evento no Espírito Santo, Lula também criticou Jair Bolsonaro, apontando que a política externa do ex-presidente está diretamente ligada à retaliação americana.
Com informações do Grande Ponto