IV Encontro das Escolas do Legislativo do RN será realizado dia 06 de junho
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), por meio da Escola Legislativa, realizará o “IV Encontro dos Representantes das Escolas Legislativas do RN”, no dia 06 de junho. Para a edição de 2025 o evento terá como tema “Educação Cidadã e Democracia” e acontecerá das 8h às 16h no hotel Holiday Inn.
Relevantes temas, como ‘O papel das Escolas do Legislativo no fortalecimento da Cidadania’ e ‘Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a atuação do Poder Legislativo’ farão parte da programação, que contará ainda com uma premiação para as ‘Melhores Práticas em Educação Legislativa no RN’.
O Diretor da Escola da Assembleia, professor José Bezerra Marinho, acredita que as instituições de ensino são parte essencial na construção e consolidação da democracia. “É através da participação ativa dos cidadãos e da transparência nas ações legislativas que a democracia se fortalece, e o conhecimento é essencial nesse processo”, explica.
A Escola faz parte da política institucional de valorização do servidor do legislativo potiguar, aberta também aos agentes públicos, aos parceiros e à sociedade, de forma gratuita e com excelência na qualidade dos serviços, levando educação aos municípios de todas as regiões do estado – além de qualificar servidores da casa e também abrir as portas à comunidade em suas instalações, em Natal. Os cursos e oficinas oferecidos capacitam os indivíduos de diversas áreas, ampliando o alcance das suas ações educativas.
“Além da programação de rotina na nossa Escola, o presidente Ezequiel Ferreira enxergou a importância do protagonismo da Assembleia Legislativa, como instituição indutora da criação de escolas legislativas municipais, então logo percebeu-se a necessidade desse encontro anual”, conclui Marinho.
A participação é gratuita, porém com vagas limitadas a dois servidores por escola legislativa municipal do Rio Grande do Norte e de acordo com a disponibilidade total do evento. Para participar, os interessados devem encaminhar sua inscrição através da sua câmara municipal, fazendo contato com a Secretaria Escolar da Escola da Assembleia Legislativa do RN pelo telefone (84) 3132-0035.
PROGRAMAÇÃO
- 8h - Café de boas-vindas/Credenciamento
- 9h - Solenidade de Abertura
- 10h - Painel: O papel das Escolas do Legislativo no fortalecimento da Cidadania - Ricardo Aires Simas - Diretor da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó (Câmara Municipal de Uruguaiana/RS)
- 11h - Painel: Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a atuação do Poder Legislativo - Mona Nóbrega e Júlio Lego (SEBRAE).
- 12h15 – Foto oficial
- 12h30 – Intervalo para Almoço
- 13h30 – Painel: Assembleia e Município - uma parceria necessária - Procuradora da Mulher, deputada estadual Cristiane Dantas.
- 14h - Assembleia e Você - Ricardo Fonseca e Memorial do Legislativo Potiguar - Aluísio Lacerda
- 14h30 – Estruturação, funcionamento e contribuições da Escola do Legislativo para o desenvolvimento do RN - Josilane Marques - Escola Legislativa de Parnamirim, Jaime de Carvalho Costa Neto - Presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, Equipe da Escola da (ALRN)
- 15H30 – Premiação das Melhores Práticas em Educação Legislativa no RN
- 16h – Encerramento