Criação do Programa CNH Social e do Programa de Educação no Trânsito nas escolas são proposições do vereador Anderson Barbosa

Por meio da Indicação 068/2025, o Presidente da Câmara, vereador e professor Anderson Barbosa, solicitou ao Executivo a implantação do Programa Municipal CNH Social em Extremoz, com o objetivo de oferecer de forma gratuita, a primeira Carteira Nacional de Habilitação - CNH para cidadãos de baixa renda residentes no município. 

Para o vereador, a medida contribuirá para promover a inclusão social, além de ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para a população de baixa renda do município. A obtenção da CNH muitas vezes é condição indispensável para o acesso às vagas de emprego para a população de Extremoz, com muitas pessoas ficando de fora por não terem condições financeiras para obter a habilitação. 

Programa Municipal Educação no Trânsito

A preocupado com o crescimento nos índices de acidentes no trânsito em Extremoz, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei (PL) que torna obrigatória a inclusão do conteúdo “Educação no Trânsito” no plano pedagógico das unidades de ensino infantil e fundamental da rede municipal. A propositura, foi lida e seguiu para os pareceres das comissões permanentes da Casa. 

O Projeto de Lei objetiva conscientizar crianças e adolescentes sobre a responsabilidade social no trânsito, reduzir as ocorrências de acidentes e violência na cidade e educar os futuros condutores. O conteúdo proposto, de acordo com o projeto, abrange os seguintes temas: Legislação de Trânsito; Prevenção de Acidentes; Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania, Direção Defensiva e Primeiros Socorros com atividades teatrais e práticas em faixas de pedestres. 

Também foram aprovadas as indicações que solicitam a limpeza da área verde da Rua Nísia Floresta, no Bairro Moinho dos Ventos e que seja elaborado o Plano Municipal de Cultura, além da instalação de 10 ventiladores de escape no ginásio poliesportivo Estrela do Mar para melhorar a circulação do ar.