Área com jacarés em Maracajaú recebe ações de segurança e proteção ambiental
Medidas de segurança e proteção ambiental vêm sendo implantadas pela Prefeitura de Maxaranguape na região da “lagoa dos jacarés”, localizada em Maracajaú. Ações foram iniciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente após o aumento de aparições dos animais silvestres na área próxima a residências e a uma escola.
Segundo a prefeitura, a limpeza do local foi iniciada. A base para instalação de uma cerca de eucalipto começou a ser construída. A estrutura visa evitar a aproximação de populares às margens do lago. Um espaço de observação, seguro e isolado, também está sendo criado. A iniciativa busca garantir a segurança dos moradores e turistas, além de evitar o contato direto com os jacarés.
Paralelamente, uma calçada de concreto está sendo construída. A obra segue critérios de acessibilidade e tem como objetivo melhorar o acesso de pedestres. Placas informativas foram produzidas e instaladas. Os troncos de eucalipto que formarão a cerca já foram solicitados, e a prefeitura aguarda a entrega pelo fornecedor.
A previsão é de que esta etapa das ações seja concluída até o final da semana. Toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente segue mobilizada para garantir a entrega.
Além das obras físicas, ações de educação ambiental foram iniciadas pela Secretaria de Sustentabilidade Ambiental. Palestras estão sendo realizadas nas escolas locais com alunos e responsáveis. A orientação é para que os jacarés não sejam alimentados pela população.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) foram acionados e irão analisar a situação para dar início ao processo de retirada dos animais nas próximas semanas.
A contagem dos jacarés ainda não foi realizada, o que tem dificultado o planejamento para transferência dos répteis. Segundo o Idema, os animais deverão ser levados para rios da própria região.
Um plano para a retirada foi definido durante reunião realizada no dia 23, na sede do Idema, em Natal. A instalação da cerca deverá ser finalizada até a próxima semana, como anunciado pela Prefeitura de Maxaranguape. Ponta Negra News