Produtores devem ficar atentos ao prazo de 1º a 31 de maio para Declaração de Rebanho 2025

 


O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) alerta os produtores rurais de todo o estado: mesmo com o fim da vacinação contra a Febre Aftosa, a declaração de rebanho continua obrigatória para todos os animais de produção. E a primeira etapa da Campanha de Declaração de Rebanho 2025 acontece de 1º a 31 de maio.

Durante esse período, os produtores devem comparecer ao escritório do IDIARN, da Emater ou da Secretaria Municipal de Agricultura mais próxima para realizar a declaração e manter seus dados atualizados junto aos órgãos de fiscalização.

Esse processo é essencial para que o Rio Grande do Norte mantenha o status de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, reconhecimento conquistado com muito esforço e que abre portas para novos mercados, fortalece a economia local e assegura a sanidade do rebanho potiguar.

O IDIARN reforça que a declaração é uma exigência sanitária obrigatória e que o não cumprimento dentro do prazo pode acarretar em penalidades e restrições aos produtores. A colaboração de todos é fundamental para preservar essa importante conquista da agropecuária potiguar.

SERVIÇO - Declaração de Rebanho 2025
Data: De 01 a 31 de maio de 2025
Local: Qualquer escritório IDIARN, Emater ou Secretarias Municipais de Agricultura.
Público: Criadores de todas as espécies de produção.