Lei proposta pela vereadora Damares institui Dia Municipal do Pescador e requer construção de uma cobertura para o Hospital Café Filho

 


A data escolhida para celebrar a importância dos trabalhadores da pesca no município de Extremoz será 29 de junho, que é dia de São Pedro e o Dia Nacional do Pescador. O santo é considerado pela tradição cristã o padroeiro dos pescadores e o seu dia já homenageia nacionalmente a profissão.

De acordo com o projeto de Lei nº 057/2025, a instituição do Dia do Pescador em âmbito municipal tem como uma das finalidades incentivar a preservação das espécies marinhas e o respeito aos períodos de reprodução delas. Outro objetivo é conscientizar os diversos segmentos da sociedade sobre a importância da classe profissional e da atividade pesqueira para a economia da cidade, além de incluir a data no calendário oficial de eventos do município. 

A justificativa do Projeto de Lei, é conscientizar o pescador da importância de sua atividade pesqueira, como fonte crescente para a economia do município no setor de pesca e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade acerca da importância do pescador. “Ao longo dos anos, esses profissionais conquistaram inúmeros direitos graças aos movimentos em defesa dos pescadores, resultando no fortalecimento das políticas públicas da atividade pesqueira e das suas modalidades. A pesca local se destaca pela qualidade dos pescados fornecidos ao mercado e a fomentação da economia do município", disse Damares de Sales. 

Além do Projeto de Lei, a vereadora apresentou na sessão desta terça-feira (29/04), três indicações em favor dos moradores de Extremoz. O primeiro solicita a construção de um anexo de Unidade Básica de Saúde (UBS) para a Praia de Graçandu beneficiando os moradores que precisam se deslocarem para a UBS de Pitangui para atendimento médico. A segunda solicita a construção de uma cobertura na área externa do Hospital Municipal Café Filho e a terceira, solicita o capeamento asfáltico da Rua Cícero Inácio, localizado na Praia de Pitangui.