Veja a programação da 1ª edição do Festival de Cinema Negro que acontece em Natal




Narrativas auto ficcionais que recontem as histórias já vividas por pessoas negras, filmes que tratem sobre diáspora africana, feminismo negro, filmes LGBTQIAPN+ roteirizados e produzidos por pessoas negras e filmes com personagens negros em posição de ascensão, é com base nessas temáticas que está disposta a programação da 1ª edição Festival de Cinema Negro Ancestralidade como Potência, que acontece nesta semana na Casa da Ribeira, de 27 a 30 de novembro -  entrada gratuita, com distribuição de ingressos 1h antes de cada sessão. 


O FestCineNegro prioriza, em seu programa, filmes que tenham em si a representatividade negra, seja na narrativa da obra audiovisual fazendo uso da ancestralidade, como também a composição da ficha técnica majoritariamente negra: elenco, direção e roteiro. O Festival traz ao público o cinema negro produzido em sua maioria, de forma independente no Brasil.


São quatro dias, sempre com a exibição de um longa-metragem, mais cinco curtas-metragens e bate-papo com realizadores. Ao todo serão exibidos 24 filmes, quatro bate-papos e uma Residência Artística. Confira a programação abaixo:


- Dia 27/11, das 14h às 18h (EXCLUSIVO para Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, da Zona Norte de Natal): Abertura oficial da 1º edição do Festival de Cinema Negro Ancestralidade como Potência, com sessão exclusiva e grauita para a Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, da Zona Norte de Natal (RN). Serão exibidos 5 curtas-metragens e o longa “Sementes, mulheres pretas no poder” de Éthel Oliveira e Júlia Mariano (Rio de Janeiro - RJ). No final das exibições será realizado um bate-papo com Rosy Nascimento e André Santos;


- Dia 28/11, 19h às 22h: Exibição do longa “Vaga Carne” de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. (MG) e 5 curtas-metragens e no final um bate-papo com Anthony Rodrigues e Osani;


- Dia 29/11, 19h às 22h: No programa a exibição do longa “Othelo, o grande” de Lucas H. Rossi dos Santos(RJ) e 5 curtas-metragens e no final um bate-papo com Kell Allen e Maria Antônia; 


- Dia 30/11, das 19h às 22h: O último longa do festival é “Marte Um” de Gabriel Martins (MG) e completando o programa uma seleção de 5 curtas-metragens e um bate-papo com Jane Gomes e Auana Câmara.


O Festival é incentivado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto - Lei Paulo Gustavo. É um projeto da Produções Ancestrais em parceria com a Todesplay. 

Saiba mais em @festcinenegro