Psicanalista Marcos Alves realiza atendimento e ministra palestra sobre saúde mental na UBS de Vila de Fátima, em Extremoz

 

“Cada vez que a gente está com a nossa saúde mental em dia, a gente responde à vida com mais positividade, com mais amorosidade, dando o nosso melhor, olhando os nossos talentos, e com mais produtividade, inclusive”, com essas palavras o psicanalista e psicoterapeuta Marcos Alves iniciou sua palestra sobre Saúde Mental, na UBS de Vila de Fátima, zona rural de Extremoz. 

Além de ministrar a palestra com um tema que visa conscientizar cada vez mais as pessoas sobre a importância da saúde mental como um primeiro pilar de nossas vidas, Marcos Alves realizou atendimentos individuais na Unidade Básica de Saúde da comunidade. 

A ação faz parte de um programa coordenado pelos agentes de saúde da UBS da localidade que entendem a importância de abordar com os moradores um tema tão importante e ao mesmo tempo, possibilitar o atendimento individualizado por um profissional especialista no comportamento humano.

Marcos Alves revela que, no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são grandes os índices de ansiedade e de depressão. Por esse motivo, ela ressalta a importância de as pessoas cada vez mais olharem para si mesmas na perspectiva do autoconhecimento. “Temos que nos conhecer melhor, saber o que nos faz mal, o que nos faz bem, as nossas qualidades, as vulnerabilidades, para então podermos fazer escolhas saudáveis. A saúde mental abrange tanto o aspecto físico, emocional, mental como o espiritual, e todos devem estar em equilíbrio”, afirma.

Participaram da ação os agentes de saúde Alessandra, Ana Paula, Fábio, Domilson, Régia, Renata e Ariele. Conforme a equipe, mais atividades voltadas ao bem-estar da comunidade já estão previstas para os próximos meses.