Ônibus cai em ribanceira e deixa ao menos 17 mortos

 


Um ônibus de turismo caiu em uma área de mata na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, na tarde deste domingo (24). Das cerca de 50 pessoas a bordo, 17 morreram, segundo a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde). A Sesau havia informado anteriormente o número total de 23 mortes, mas o número foi revisado para baixo.

O acidente ocorreu em área de difícil acesso, mobilizando grande operação de resgate. O ônibus saiu de União dos Palmares e subia a serra para que os passageiros participassem das atividades do projeto Pôr do Sol Cultural, que acontece em novembro, aos domingos, no parque memorial Quilombo dos Palmares. Em um determinado ponto da estrada, o motorista perdeu a direção e o ônibus desceu uma ribanceira na Serra da Barriga, patrimônio histórico ligado à luta negra no Brasil. O Corpo de Bombeiros destacou equipes terrestres e aéreas para o local.

A operação mobilizou diversas unidades de resgate. Foram enviadas duas viaturas de autorresgate, duas de autossalvamento, três unidades de suporte básico, três de suporte avançado e um helicóptero aeromédico. A Tenente-coronel Elaine Monteiro, coordenadora do programa Salva Mais de Alagoas, afirmou que o Corpo de Bombeiros foi acionado às 14h47 para atender à ocorrência.

Além das 17 mortes, 29 pessoas foram resgatadas com vida, segundo o governo de alagoas. Elas foram encaminhadas ao HRM (Hospital Regional da Mata), em União dos Palmares, segundo informações da Sesau. Outras vítimas também foram encaminhadas ao HGE (Hospital Geral do Estado) e ao Hospital Metropolitano —algumas em estado grave. A rede hospitalar de Alagoas foi mobilizada para dar suporte às vítimas, segundo informações do governo estadual e do prefeito de União dos Palmares.

Há crianças envolvidas no acidente, segundo o governo do estado. Foram disponibilizados 21 leitos de UTI Pediátrica e 3 de UTI para adultos, de acordo com recomendação da equipe médica que assiste às pessoas feridas.

A Polícia Civil abriu neste domingo (24) inquérito para investigar o acidente. A investigação será conduzida pela Delegacia Regional de União dos Palmares, sob comando do delegado Guilherme Iusten.

Com informações de UOL