Vereador defende aprovação de Projeto de Lei para ampliação do horário de funcionamento das UBS em Extremoz
Na Sessão Ordinária da Câmara de Extremoz desta semana, o vereador Rafael Correia falou sobre a importância do seu Projeto de Lei que visa ampliar o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para 75 horas semanais. O parlamentar acredita que a medida poderia desafogar os hospitais de alta complexidade e facilitar o atendimento para moradores de qualquer área da cidade.
“Hoje o atendimento nas UBS acontece das 7h às 16h e quando a população precisa de algum atendimento na parte da noite precisa procurar o Hospital Municipal Café Filho, que não é para ter atendimento de baixa complexidade, e sim urgência e emergência. Isso deixa o Hospital ainda mais superlotado”, explicou o vereador.
O projeto sugere que as UBS passem a operar das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, garantindo atendimento contínuo e sem interrupções. Essa medida busca facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para os trabalhadores que têm dificuldades em utilizar as UBS durante o horário tradicional.
Além de estender o horário de funcionamento, a proposta também defende a universalização do atendimento nas UBS, permitindo que qualquer cidadão seja atendido em qualquer unidade, independentemente do bairro em que reside.
“Quando a pessoa é lá de Estivas e não tem um atendimento especializado lá, ele pode sim, através do Projeto de Lei, recorrer a qualquer outra especialidade que tenha em outro posto de saúde. Espero que esse projeto seja colocado em pauta o mais rápido possível porque é um assunto de extrema importância ", completou Rafael Correia.