Síndicas do RN são capacitadas para prevenção da violência doméstica na ALRN
Dentro da programação do Agosto Lilás, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) realizou nesta segunda-feira, 26, um curso de capacitação voltado para as síndicas do Rio Grande do Norte. O curso aconteceu no auditório do deputado Cortez Pereira, na sede da Assembleia Legislativa.
O curso, realizado dentro da programação do Agosto Lilás, é um desdobramento da Lei n° 10.720/2020, de iniciativa do mandato da deputada Cristiane, que obriga os síndicos e administradores de condomínios realizarem a denúncia de casos de violência que ocorram em seus interiores.
"Mesmo a lei já estando em vigor há quatro anos, muitas síndicas sentiram a necessidade de buscar mais conhecimento sobre a prevenção e o combate à violência doméstica. O mais importante é que elas saiam daqui mais confiantes e capazes de atuar com segurança nas denúncias de possíveis casos de violência contra a mulher", disse Cristiane Dantas.
Na ocasião, foram realizadas palestras informativas, sendo uma delas pela defensora pública do Rio Grande do Norte, Ana Lúcia Raimundo. A defensora explicou as diretrizes da Lei Maria da Penha, sobre como reconhecer os sinais e os tipos de violência praticados contra as mulheres, além das principais portas de entrada, na rede de proteção das vítimas, para a formalização de denúncias junto aos órgãos de segurança e justiça.
"Um momento como esse é de muita importância porque com a informação correta as síndicas se sentirão mais preparadas para atuar nos casos de violência em colaboração com a segurança pública e, mais ainda de levar a informação sobre a prevenção da violência", avaliou Ana Lúcia Raymundo.
Para a presidente da Rede de Apoio Síndicas do Rio Grande do Norte, Andressa Costa, a capacitação veio em boa hora. "Eu mesma já atuei em duas situações de violência doméstica nos condomínios que administro. Como é algo muito delicado, um curso como esse é muito importante para compartilharmos informações dentro do nosso segmento. Também é uma forma de nos somarmos a essa política de prevenção da violência dentro dos lares. A deputada Cristiane Dantas está de parabéns por nos proporcionar esse momento", declarou.