Semana do Meio Ambiente terá programação gratuita no Midway Mall

 


O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em parceria com o SEBRAE/RN e Projeto Swell, de Baía Formosa. As instituições propõem atividades diversas relacionadas à educação ambiental e conservação dos biomas Caatinga e Mata Atlântica. Além da preservação dos recursos hídricos, com a conscientização sobre a qualidade da água.

“O Espaço Verde é uma oportunidade de contato interativo, educativo e contemplativo para os visitantes. Essa ação convida as pessoas a perceberem a Natureza ao seu redor, e estimula o sentimento de pertencimento”, conta a Socióloga da Caern, Marília Lima. No espaço também serão contemplados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

No local, as equipes do Idema e da Caern promoverão atividades sensoriais como a Trilha dos Sentidos, um verdadeiro convite à expansão dos sentidos. A proposta visa levar a sensibilização ambiental para além das fronteiras da visão, oferecendo aos seus participantes a percepção de diferentes sensações. No local, a Caern fará uma exposição de maquetes das principais estruturas de tratamento de água e esgoto e uma equipe realizará análise de água.

O Projeto Parque Itinerante também estará presente, e seu principal objetivo é multiplicar conhecimento acerca da biodiversidade e preservação do Parque das Dunas e o seu ecossistema de Mata Atlântica, levando a educação ambiental para além dos muros da Unidade de Conservação.

Outra atração bastante interessante são os caleidoscópios gigantes, produzidos com imagens das Unidades de Conservação Estaduais, como o Parque Estadual Mata da Pipa e Área de Proteção Ambiental Dunas do Rosado.

Haverá também o “Momento bem-estar: um respirar na sensibilização ambiental”, que ocorrerá no domingo (9), último dia de programação, às 15h às 17h30. A atividade ajuda a promover uma conexão mais profunda com a natureza ao redor e dentro de nós mesmos, e será mediada pela neurocientista e pesquisadora do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema, Daiane Golbert. Na oportunidade, serão realizados exercícios de respiração e alongamentos, conduzidos por contato com elementos da natureza (folhas e flores).

Segundo a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, “levar essas atividades para o local de maior circulação de pessoas em termos de estrutura comercial é uma grande alegria para nós, pois a educação ambiental precisa alcançar todos os espaços da sociedade, uma vez que ela é transversal”, disse Sorage.