Natal pode definir eleição ainda em primeiro turno, revela estudo do Ipespe Analítica

 


Natal é uma das quatro capitais do país que tem chances de definir as eleições municipais deste ano ainda no primeiro turno, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Ipespe Analítica, que analisou a competitividade nas capitais brasileiras para as eleições 2024. Divulgado pela CNN, o levantamento colocou a capital do Rio Grande do Norte no mesmo patamar do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Teresina (PI).

Segundo o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, “estamos falando de chances elevadas, pois são candidatos que possuem mais de 40% de intenções de votos, no momento, e apresentam uma diferença de mais de 10 pontos (percentuais) em relação ao segundo colocado”.

Lavareda, um dos principais cientistas políticos do país, disse ainda que este é um critério parecido com o que a Argentina utiliza para decidir se fará, ou não, o segundo turno. “Quando ocorre uma distribuição do resultado eleitoral desse tipo, eles não fazem o segundo turno”, explicou.

Na disputa pelo comando do Palácio Felipe Camarão, até o momento, há cinco nomes definidos: o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), a deputada federal Natália Bonavides (PT), o sociólogo Nando Poeta (PSTU), o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e o ex-deputado federal Rafael Motta (Avante).

Destes, apenas dois já definiram seus vices: Nando, que terá a companhia da pedagoga Luciana Lima (PSTU) e Paulinho, que compõe sua chapa com a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra. Esta foi indicação do prefeito Álvaro Dias, que se juntou à aliança de apoios do deputado no último dia 2.

Os demais pré-candidatos, que ainda não definiram seus vices, têm até o período das convenções partidárias, que serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, para decidirem, já que o período de registros das candidaturas deve ser feito até o dia 15 de agosto.

PERFIL. Doutor em Ciência Política, mestre em Sociologia, advogado e jornalista, Antonio Lavareda é presidente do Conselho Científico do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), sócio fundador da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e presidente de honra da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel). Foi consultor da Presidência da República nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso.

Fonte: AGORA RN