Sangria do Gargalheiras e Dourado garantem abastecimento de Acari e Currais Novos por 4 anos
![]() |
Foto: Mateus de Paula |
Com a sangria dos açudes Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras e do Dourado, a estimativa da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), é de que o fornecimento de água para Acari e Currais Novos está assegurado pelos próximos quatro anos, mesmo sem novas recargas.
Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), antes da sangria efetiva e contínua, pequenos episódios com água descendo pela parede foram registrados e divulgados em redes sociais, motivados por marolas provocadas pelo vento e de barcos no açude. A última vez que isso ocorreu foi em 19 de maio de 2011.
O Gargalheiras abastece a cidade de Acari e complementa o abastecimento de Currais Novos. Até a primeira quinzena de fevereiro, havia a possibilidade de colapso no fornecimento de água tratada das duas cidades em função do baixo volume armazenado nos dois reservatórios. Os dois reservatórios, que estavam praticamente secos na primeira quinzena de fevereiro, acumulam atualmente 54,7 milhões de m³.